A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) realiza nesta sexta-feira (22) a partir das 14 horas no prédio do SEBRAE 2º Ciclo de oficinas de esclarecimento e elaboração de projetos sobre o edital do Fundo de Investimentos Culturais FIC. O evento é totalmente gratuito.
Segundo informações da Sectei o primeiro ciclo está sendo realizado em Campo Grande desde o último dia 07 e estão sendo abordados os mecanismos de incentivo à cultura e os aspectos fundamentais na elaboração de um projeto cultural, desde sua criação, execução e finalização. O projeto destina-se tanto ao aprendiz interessado no assunto, quanto ao participante que quer ampliar seus conhecimentos e possibilidades de reflexão sobre o tema.
A iniciativa faz parte da primeira ação do Programa Estadual de Formação e Qualificação Cultural, previsto no Sistema Estadual de Cultura que, entre outras atividades, prevê oficinas, capacitações, palestras e seminários para gestores públicos, agentes culturais, artistas e demais interessados.
Com o foco no tripé informação, formação e acesso, a Sectei busca aproximar a comunidade cultural da política pública para a cultura promovida pelos Editais e desenvolver as potencialidades da área. Para o superintendente do FIC, Ricardo Maia, essa é uma oportunidade para levar o edital para o interior, estimular os artistas do interior a apresentarem projetos, esclarecer sobre pontos que foram modificados. A gente quer cada vez mais descentralizar a aplicação dos recursos, promover uma aproximação com o interior, e contribuir dessa forma com o desenvolvimento da cultura.
A secretária adjunta de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Andréa Freire, ressalta a importância da participação dos agentes culturais dos municípios. As oficinas são oportunidades especiais para a troca de informações e esclarecimentos para quem vai concorrer ao edital do FIC. Quem não puder participar pode também ter suas dúvidas sanadas na FCMS por email, telefone, ou no atendimento diário na Assessoria de Projetos, na Superintendência do FIC e Gerência de Difusão Cultura.
De acordo com a diretora-presidente da FUNRONDON Catarina Guerchi Nunes o ciclo de palestra FIC 2016, tem como objetivo capacitar aos interessados na elaboração de projetos da área cultural, pois serão liberados R$ 5 milhões e para conseguir investimento vindo do FIC essa palestra será de fundamental importância. É um grande incentivo que Mato Grosso do Sul irá receber. Por isso, convido aos interessados a participar da palestra que será ministrada pelo com o Gerente do FIC Ricardo Maia, da Fundação de Cultura do Estado, pontuou.
O prefeito Aluizio São José ressalta a importância do evento e reforça o convite para a participação do setor cultural de Coxim e região. Estão todos convidados para participar do Ciclo de Oficinas do Edital do FIC que acontece na sexta-feira (22), a partir das 14 horas no Auditório do SEBRAE de Coxim.
Informações Sectei
.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.