Cem dias após o registro do primeiro caso suspeito de Covid-19 em Coxim, o município polo da região Norte de Mato Grosso do Sul registrou o falecimento de um cidadão coxinense por Covid-19. É o primeiro óbito no município e o segundo na região.
Em live apresentada pelo Facebook na tarde de quinta-feira (2 de julho), o prefeito de Coxim, Aluizio São José, externou os sentimentos de pêsames à família e prestou esclarecimentos à população em companhia do diretor clínico do Hospital Regional de Coxim, doutor Marcos Túlio Mazzaro D'Andretta, e do secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira.
O prefeito destacou o crescimento do contágio de Covid em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive em Coxim, citando os Boletins Epidemiológicos diários feitos por especialistas da área de Vigilância Epidemiológica.
Até as 17 horas de quinta-feira, Coxim registrava 18 casos confirmados, sendo 9 recuperados e outros 9 em tratamento, sendo 4 internados e 5 em isolamento social. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, os casos recuperados e os óbitos continuam contabilizados como confirmados.
"Hoje temos ainda 68 pessoas em isolamento social monitoradas por nossas equipes, sejam aguardando resultados de exames ou estão confirmados em em isolamento domiciliar. Já são 60 mil pessoas mortas no Brasil, uma tragédia para cada família", disse Aluizio.
O secretário Franciel Oliveira prestou homenagem à família do paciente. O diretor clínico do Hospital Regional esclareceu dúvidas da população quanto ao primeiro registro de morte por Covid, assim como quanto às UTIs, e medicamentos utilizados no tratamento de pacientes (veja matéria na sequência).
O prefeito de Coxim encerrou a apresentação relatando sobre reunião ocorrida com comerciantes na tarde de quinta-feira na ACIAC, ressaltando que mantém o toque de recolher no sentido de prevenir o contágio do vírus e a disseminação da doença por decorrência de possíveis aglomerações.
"Pedimos total atenção às aglomerações, estamos em alerta. Peço que este acontecimento de hoje sirva de reflexão para que cada um tome suas medidas e esperamos que elas sejam de prevenção, de cuidado e de consciência, para que sigamos lutando incansavelmente contra o avanço dessa doença", finalizou ele.
A Tenda do Covid, atenderá pacientes com suspeitas de Covid, para que possam realizar o teste, e estará funcionando de segunda a sexta-feira das 7h as 11h e das 13h as 17h.
Decreto publicado na tarde desta segunda-feira (6) torna obrigatório o uso de máscaras em todas as Unidades de Saúde, fica recomendado o uso de máscaras em todas as unidades escolares de Coxim.
O prefeito Edilson Magro assinou na tarde desta sexta-feira (11), o Decreto 161/2022, que torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual.
Prefeitos dos municípios da região norte consorciados ao Cointa - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (31) via Google Meet para discutir medidas de enfrentamento a Covid-19.
A Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Saúde está criando mais um ponto de atendimento para as pessoas com sintomas de Covid. O novo ponto de atendimento será das 7h às 11h e das 13h às 17h na Escola Municipal Maria Lúcia Batista no jardim dos Pequis.
Com os aumentos de casos de Covi-19 a Vigilância Sanitária de Coxim intensificou os trabalhos de desinfecção nos locais de maior concentração de pessoas e nos prédios públicos do município.