Aconteceu na manhã desta quinta-feira na Câmara Municipal de Coxim uma reunião com a participação de autoridades municipais, civis e militares para elaborar um novo decreto com medidas preventivas a serem implantadas no município para contenção à Covid-19. Coxim está na bandeira vermelha do Prosseguir, programa que estuda dados e elabora decisões de combate à propagação da doença no Estado de Mato Grosso do Sul.
Foi um momento importante, onde a prefeitura pode ouvir vários segmentos da sociedade para então planejar este novo decreto, foram ouvidos comerciantes, empresários, comerciantes, vereadores, líderes religiosos, secretários do município, entre outros. Cada um dando a sua contribuição para que sejam tomadas decisões de forma participativa e coesa, que não prejudique a economia do município e nem comprometa a saúde da população.
O prefeito Edilson Magro destacou que não adianta o poder público fazer decretos e proibir as coisas se a população não tiver consciência da situação: “Faremos o decreto sobre a COVID 19, mas o que realmente valerá é a consciência do povo. Não se aglomerem, respeitem os protocolos. Lembre-se que, aglomerando, estará causando perigo para si, mas também aos seus entes queridos, pois ao voltar para casa, estará em contato com seus familiares. ”
No decreto que deve ser publicado nesta sexta-feira (25), muitas atividades estarão liberadas, pois se pensou muito na economia e principalmente na manutenção do emprego dos informais. “Prevalecerá o direito dos músicos e artistas, não fecharemos ranchos e vamos flexibilizar os atendimentos nos comércios. No entanto, que todos ajudem com os protocolos de distanciamento e não façam aglomeração. ” Pontuou o prefeito.
Essa reunião foi muito importante, mais uma vez a prefeitura buscou ouvir os segmentos antes de tomar decisões que possam impactar na vida social e econômica das pessoas. Agora todas as informações colhidas através dos relatos e pontuações serão usadas para a elaboração do decreto municipal que será publicado depois de passar pela apreciação da procuradoria do município, da equipe de saúde pública e pelo poder executivo.
A Tenda do Covid, atenderá pacientes com suspeitas de Covid, para que possam realizar o teste, e estará funcionando de segunda a sexta-feira das 7h as 11h e das 13h as 17h.
Decreto publicado na tarde desta segunda-feira (6) torna obrigatório o uso de máscaras em todas as Unidades de Saúde, fica recomendado o uso de máscaras em todas as unidades escolares de Coxim.
O prefeito Edilson Magro assinou na tarde desta sexta-feira (11), o Decreto 161/2022, que torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual.
Prefeitos dos municípios da região norte consorciados ao Cointa - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (31) via Google Meet para discutir medidas de enfrentamento a Covid-19.
A Prefeitura de Coxim, através da Secretaria Municipal de Saúde está criando mais um ponto de atendimento para as pessoas com sintomas de Covid. O novo ponto de atendimento será das 7h às 11h e das 13h às 17h na Escola Municipal Maria Lúcia Batista no jardim dos Pequis.
Com os aumentos de casos de Covi-19 a Vigilância Sanitária de Coxim intensificou os trabalhos de desinfecção nos locais de maior concentração de pessoas e nos prédios públicos do município.