O Prefeito Edilson Magro acompanhado do Secretário de desenvolvimento Adilson Silva, chefe de gabinete Ivaldo Lopes e do vereador Flávio Duarte, estiveram neste sábado (7) à tarde, visitando a zona rural na região do Beira Rio no São Ramão, ouvindo as demandas da comunidade que pretende criar uma associação para melhor a produção da agricultura familiar.
A reunião aconteceu na residência do casal Sr. Lael Silva e Cármen Delgado da Silva. Dona Cármen liderou a reunião apresentando as demandas dos moradores vizinhos, de acordo com ela, eles precisam de apoio do poder público para formar uma associação, pois acredita que com essa associação formada é mais fácil buscar recursos para os moradores.
Hoje eles precisam que seja perfurado um poço terem água principalmente no período de seca, precisam também de um trator para auxiliar no gradeamento de terra, solicitam ainda a criação de tanques para piscicultura e a facilitação de venda de suas produções como frango, ovo e o porco caipira.
Edilson Magro explicou que ele e sua equipe tem buscado atender as demandas da zona rural, que engenheiros da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde) já estiveram em Coxim e que está em andamento a construção de mais poços para atender os assentamentos. Disse ainda que está tentando facilitar junto ao Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari), o fornecimento do selo do SIM.
O Secretário de Desenvolvimento Sustentável Adilson Silva, ressaltou que a pasta já trabalha para viabilizar pelo menos mais duas feiras itinerantes, uma no bairro Senhor Divino e outra no bairro Piracema e que a secretaria dará suporte para que eles consigam montar a associação e com maquinário para. Assim eles passem a ter mais formas de poder comercializar suas produções.
Enquanto eles se organizam para que seja criada a associação, o vereador Flávio Duarte disse que vai ajudá-los emprestando o trator da Associação de Desenvolvimento das Colônias, com ajuda da Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.
O lançamento do projeto Nutri Coxim será realizado durante as festividades de aniversário do município na semana do dia 11 de abril.
Com o selo, o laticínio apto a vender seus produtos no comércio local e nos municípios consorciados, além de certificar a qualidade da sua produção.
O projeto trabalhará frutos como a castanha do baru, guavira, jatobá, pequi, bocaiúva e tantos outros, beneficiando inicialmente produtores da agricultura familiar.
Além dos atuais feirantes que já expõe seus produtos a venda, na “Feira do Ano”, pelo menos 12 novos empreendedores participarão vendendo seus produtos.
Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.
Fundada em abril de 2015, a Feira de Produtos da Terra completa mais um ano de atividade e para comemorar, nesta sexta-feira (29, haverá show ao vivo com o cantor Toninho a partir das 18 horas.