Na manhã desta segunda-feira (25) o prefeito Aluizio São José acompanhado pelo secretário municipal de Gestão, Rufino Tigre Arifa Neto esteve na Comunidade Cerradinho para levar a boa notícia de que a prefeitura de Coxim conseguiu adquirir uma bomba dágua submersa de seis polegadas com capacidade de bombear 15 mil litros de água por hora, bem como a troca do encanamento do poço artesiano que atende cerca de 30 famílias de pequenos agricultores, que além de trabalhar com plantação, mexe com gado leiteiro.
De acordo com o presidente da Comunidade Cerradinho, Sr. José Borbinha a prefeitura de Coxim tem sido uma grande parceira e nesta situação em específico a solução veio em dez dias. Sempre que precisamos a Prefeitura nos ajuda. A bomba estragou no sábado (16) e hoje já está sendo substituída e ainda com a troca do encanamento do poço, que além de abastecer as casas com água ajuda na criação do gado, pontuou.
Segundo o secretário municipal de Gestão, Rufino Arifa Neto o investimento foi em torno de R$ 9 mil para trocar a bomba e o encanamento. Assim que fui informado da situação, conversei com o prefeito que mandou de pronto atender a demanda dos pequenos agricultores. O investimento foi realizado e hoje estamos devolvendo a normalidade para essas 27 famílias que dependem da água deste poço para cuidar dos afazeres domésticos e da criação de gado.
São quase 120 pessoas que dependem dessa bomba para terem água em casa, não só para consumo próprio, mas para criação de gado leiteiro. Por isso, fiz questão de vir pessoalmente dizer aos representantes da Comunidade Cerradinho que apoiamos o trabalho do homem do campo, sendo assim a Prefeitura de Coxim é e sempre será uma parceira, disse o prefeito Aluizio São José que aproveitou a ida para ouvir outras solicitações dos pequenos agricultores.
O lançamento do projeto Nutri Coxim será realizado durante as festividades de aniversário do município na semana do dia 11 de abril.
Com o selo, o laticínio apto a vender seus produtos no comércio local e nos municípios consorciados, além de certificar a qualidade da sua produção.
O projeto trabalhará frutos como a castanha do baru, guavira, jatobá, pequi, bocaiúva e tantos outros, beneficiando inicialmente produtores da agricultura familiar.
Além dos atuais feirantes que já expõe seus produtos a venda, na “Feira do Ano”, pelo menos 12 novos empreendedores participarão vendendo seus produtos.
Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.
Fundada em abril de 2015, a Feira de Produtos da Terra completa mais um ano de atividade e para comemorar, nesta sexta-feira (29, haverá show ao vivo com o cantor Toninho a partir das 18 horas.