O Sebrae/MS realizou ontem (26), em parceria com as prefeituras de Coxim e Rio Verde, o Encontro de Economia Criativa, no Sebrae Coxim, que tem por objetivo a valorização da cultura pantaneira na região, por meio da Rede Pantanal, projeto desenvolvido pela instituição para este fim.
Tendo a participação de 15 pessoas nessa fase inicial, o projeto Rede Pantanal engloba uma série de ações visando atender à demanda de mercado, inovar em processos, valorizar a identidade local, disseminar novos modelos de negócios, atrair investimento em novos segmentos de mercado, gerando novas oportunidades de negócios; além de realizar capacitações gerenciais e obter excelência no atendimento.
O secretario municipal de desenvolvimento sustentável, Carlos Henrique Ferreira, ressaltou que a Coxim tem muito potencial para o turismo e a cultura e que por meio desta parceria, o município poderá atender às cobranças da população nesse sentido.
"Tem um potencial enorme de produtos turísticos e culturais que pode ser revertido em rentabilidade pra nossa cidade. E para isso a Rede Pantanal, projeto desenvolvido pelo Sebrae, vem nos atender. Hoje definimos quais são os produtos, como vamos apresentá-los à população, instruir os segmentos, e como vamos pôr isso em prática. É um passo inicial e certamente teremos resultados positivos. A ideia é que não sejam simplesmente projetos de patrocínio cultural temporário e pontuais, mas que tenham sustentabilidade, que continuem gerando emprego e renda", disse ele.
Deise Salazar, consultora credenciada do Sebrae MS explicou que essa foi a primeira oficina da planejamento participativo em que buscamos ouvir o público-alvo: "Viemos compartilhar as ações que serão desenvolvidas no projeto. Daí a importância da participação de todos os atores envolvidos no processo porque nesse momento o Sebrae está ouvindo as queixas, necessidades, sugestões de soluções que podem ser propiciadas ao setor".
"Fizemos uma abordagem, um alinhamento de conceitos de conhecimento e uma estratificação desse público que participou hoje Agora vamos organizar essas ideias de forma a contemplar no projeto Rede Pantanal e construir o plano de ações para a região ao longo de dois anos acompanhando a evolução", finalizou ela.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.