A prefeitura de Coxim, por meio da FUNRONDON (Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), está trazendo para a população coxinense um espetáculo cênico musical. A apresentação será no dia 25 de outubro, a partir das 20h no Salão Paroquial São José.
O espetáculo reúne poesia, música, imagem, ação, movimentos e encenação inspirado nas obras do poeta Manoel de Barros.
Conforme o músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo, este espetáculo contribui para aproximar as crianças das artes, da literatura, da música, do teatro, do cinema de animação e da tecnologia digital.
De acordo com o prefeito Aluizio São José (PSB), o evento terá a entrada gratuita e a classificação é para todas as idades. Paralelo ao espetáculo, será realizada uma oficina para professores da rede estadual e municipal e uma exposição sobre o Pantanal e sua história na pintura sul-mato-grossense, explicou o prefeito.
A Oficina para os professores será no dia 30 de outubro das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17h, no anfiteatro da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Já a Exposição será do dia 29 de outubro a 03 de novembro no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), ao lado da Casa do Artesão.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.