A noite de sábado (30 de novembro) foi muito especial para pais, alunos, professores e demais membros da comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Ildon Torquato Ribeiro.
O espetáculo teatral "Uma Família Diferente", que teve como protagonistas alunos e professores, foi apresentado na Escola Municipal Maria Lucia Batista, emocionando o público presente.
Com uma "superprodução", com fantasias caprichosas, enredo de fábulas, cenário feito com material reciclável, fantoches e muita "fofura" por parte das crianças e bebês, papais e mamães se derreteram ao assistir a peça.
A diretora do CEI Ildon Torquato Ribeiro, Rita Portela, fala sobre o conceito do espetáculo: "É um projeto lúdico, denominado "Trabalhando as diferenças!", que desde outubro passamos a trabalhar com as crianças dos níveis I (berçário), II e III".
A ideia, segundo ela, é mostrar às crianças como lidar com a diversidade que nos cerca, de forma que elas percebam que cada criança tem seu jeito de ser: "O projeto possibilita muitas descobertas e aprendizagens em todos os campos de experiências. Geralmente pensamos que o nosso jeito de ser e de fazer é o certo ou normal e nos comparamos com os colegas e com as pessoas a nossa volta. Quando consideramos o outro parecido conosco, aprovamos. Mas quando achamos diverso, é comum acharmos "errado" ou simplesmente "diferente" sem aceitar ou entender. Dessa forma, pensamos um pouco: será que é mesmo possível que as pessoas tenham jeitos de ser iguais?"
Dessa forma, estamos proporcionando às crianças a oportunidade de convivência harmoniosa e de aprendizagens através de situações de valorização a diversidade; estabelecer a importância do respeito, direito e deveres de cada um, mostrando que sempre teremos algo de bom a oferecer", resume Rita.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.