Destacando a importância da manutenção das festas tradicionais de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja recebeu na governadoria, nesta quarta-feira (10), a visita da Bandeira do Divino Espírito Santo, objeto religioso da Festa do Divino Espírito Santo, de Coxim. É necessário cultivar a manifestação religiosa cultural, disse.
Segundo o padre Micael Carlos Dresch Andrejzwski, líder na Catedral São José de Coxim, a festa é realizada há 120 anos e este ano acontece em 17 de julho. Mas três meses antes da programação religiosa, a bandeira é levada pelas casas e órgãos públicos para levar alento, conforto, proteção e bênçãos de Deus por onde passa, explicou.
Pela tradição, os fieis fazem uma oferta, beijam a bandeira e passam por baixo do artigo religioso. Nesse instante deve ser feito um pedido ao Espírito Santo, uma graça a ser alcançada. Todo o donativo arrecadado durante as visitadas da Bandeira do Divino são para pagar os custos da festa.
O prefeito de Coxim, Aluizio São José, participou do evento na governadoria e lembrou que a festa é tradicional ao ponto de ser mais antiga que a emancipação política de Coxim. Isso traduz todo o valor histórico que tem para a gente, resumiu.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.