Comemorando os 124 anos de Coxim e fazendo parte das festividades, o prefeito Edilson Magro sancionou nesta quarta-feira (6) a Lei Ordinária 1.897 de 29 de março de 2022, criando o MAHC – Museu Arqueológico e Histórico de Coxim, a sansão da lei acontece no dia da sua reinauguração.
Localizado na casa de Zacarias Mourão e até então fechado para reformas, o museu de Coxim foi restaurado para que possa receber visitantes, turistas, alunos das escolas e demais pessoas que queiram conhecer um pouco mais do acervo de Coxim.
Para a sua reinauguração, além da reforma do prédio, o museu passou por algumas adequações e os servidores receberam, capacitação para melhor organizar e conservar o acervo, ministrada pela equipe do Sistema Estadual de Museus.
O desenhista Gildo Antônio Rodrigues entregou ao prefeito Edilson Magro um quadro com o desenho realista Zacarias Mourão, a arte foi doada ao museu e ficará a disposição da população para apreciação.
Conforme a lei, fica instituído o Museu Arqueológico e Histórico de Coxim – MAHC, para pesquisa e preservação do patrimônio cultural de Coxim, como espaço de integração social e cultural, atendendo a comunidade local, turistas e público em geral, com finalidades, atribuições e organização previstos no Regime Interno a ser elaborado.
Fica também determinado que o MAHC será dirigido pela FUNRONDON - Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer.
Participaram da reinauguração o vice-prefeito Flávio Dias, o secretário de desenvolvimento sustentável Sérgio Alexandre; o presidente da FUNRONDON Darinei Nery; a diretora de cultura Janice Pereira; o coordenador do sistema estadual de museus e do arquivo público estadual, neste ato representando a Fundação de Cultura de MS, Douglas Alves; o vice-presidente da Câmara Municipal de Coxim, representando os demais parlamentares, vereador Flávio Duarte; o procurador do Estado Dr. Jucelino Oliveira Rocha e o presidente da 9ª subseção da OAB – Coxim, Dr. Rafael Garcia.
Veja mais fotos clicando aqui.
Errata: matéria editada dia 7/04/2022 para correção. A lei foi proposta pelo executivo municipal. Sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.