O prefeito de Coxim, Aluizio São José, esteve na manhã de terça-feira (8 de outubro) reunido com um grupo de 20 produtores rurais credenciados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para celebrar a consolidação de seus negócios e falar das conquistas obtidas de forma conjunta.
A reunião aconteceu no Sebrae Coxim e contou com a participação do gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido, e da técnica responsável pelo SIM, a médica-veterinária Jacqueline Barbosa Rodrigues.
O SIM foi criado pela Lei Municipal 1.140 de 2003, mas somente em 2017 foi efetivado pela administração municipal. Todo o processo contou com suporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Sebrae Regional Norte, Sindicato Rural, Agraer, Senar, Câmara Municipal e os produtores envolvidos.
"Desde 2017, quando efetivamos o SIM, foram registrados 20 agroindústrias no município, com produtos como mel, leite, queijos, embutidos e pescados. Em 2016 em parceria com vários órgãos demos início ao Projeto Feira de Produtos da Terra, que atualmente é administrado pelo ASFECO ( Associação de Feirantes de Produtos da Terra), acontece todas as sextas-feiras e conta com 52 associados. O que se almeja com esse novo canal de comercialização é dar ainda mais viabilidade aos nossos produtores, pois o mais emblemático é a organização produtiva, e isso tem acontecido", revela Saimon Cândido, que participou de todo o processo.
"Esses produtores se regularizaram também para poderem fornecer alimentos por meio de compras públicas para a merenda escolar, o 47º BI e o Hospital Regional, além de mercados e o consumidor final. E conversando com eles hoje, vimos que eles já detém um mix de mais 50 produtos que têm a marca Coxim, então avaliamos que é hora de ampliar o mercado e expandir os horizontes e pensamos na implantação de um ponto de venda na BR-163, importante eixo de desenvolvimento do país que passa por Coxim", disse o prefeito Aluizio.
O lançamento do projeto Nutri Coxim será realizado durante as festividades de aniversário do município na semana do dia 11 de abril.
Com o selo, o laticínio apto a vender seus produtos no comércio local e nos municípios consorciados, além de certificar a qualidade da sua produção.
O projeto trabalhará frutos como a castanha do baru, guavira, jatobá, pequi, bocaiúva e tantos outros, beneficiando inicialmente produtores da agricultura familiar.
Além dos atuais feirantes que já expõe seus produtos a venda, na “Feira do Ano”, pelo menos 12 novos empreendedores participarão vendendo seus produtos.
Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.
Fundada em abril de 2015, a Feira de Produtos da Terra completa mais um ano de atividade e para comemorar, nesta sexta-feira (29, haverá show ao vivo com o cantor Toninho a partir das 18 horas.