O Prefeito Aluizio e Vereador Johnny visitaram a Praça do Pé de Cedro, na sexta-feira (18) para iniciar a execução da Lei nº 1706/2015 que dispõe sobre a preservação do Patrimônio Cultural e Natural do município de Coxim, cria o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural e institui o Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural.
Conforme justificativa do vereador, agora Coxim dispõe de instrumento legal para a preservação de sua história e do seu patrimônio Cultural móvel e imóvel. Segundo ele, essa Lei visa é um marco na manutenção do patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que a criação do fundo e do conselho possibilitará que a população envolvida com a cultura tenha o foro de discussão para a preservação da própria cultura.
A lei 1.706/2015 também estipula a criação do fundo municipal do patrimônio cultural para facilitar a vinda de recursos federais e estaduais para a preservação dos bens materiais e imateriais tais como: A arte e as musicas regionais, o Pé de Cedro que foi plantado por Zacarias Mourão, prédios históricos como o Museu Municipal, Casa do Artesão, Parque Temático, Casa do Henrique Spengler e Clarice Rondon, Sitio Arqueológico, entre outros.
Esse fundo vai criar mecanismos para que seja o conselho mais eficaz. Esses recursos para preservação dos diversos patrimônios vão ser oriundos da criação do conselho e do fundo, afirmou o vereador Johnny. A sanção desta Lei por parte do prefeito Aluizio São José mostra a preocupação do executivo na instalação de mecanismos legais visando à manutenção do patrimônio Cultural e Natural de Coxim, a fim de preservar as gerações futuras.
Já para a residente da Fundação Professora Clarice Rondon Cultura Desporto e Lazer (FUNRONDON), Catarina Guerchi Nunes afirma que a Lei Municipal é muito importante. Pois regulamenta o tombamento dos bens materiais e imateriais de Coxim, faz com que a gente consiga resguardar toda uma memória de um povo então a gente pode tombar desde o Pé de Cedro que é um bem imaterial, que conta a história de nossa cidade. Também podemos eternizar a cultura do nosso povo, como a culinária, a experiências, as histórias, enfim tudo que compõem a trajetória de nossa gente.
Catarina disse que o próximo passo é a criação do Conselho, previsto na lei, que é composto por membros do município e do governo por meio o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que é o órgão que regulamenta como se procede o trabalho para o tombamento histórico. Após a regulamentação é feito o tombamento, no caso específico o do Pé de Cedro e a partir de então fica menos trabalhoso conseguir recursos para manutenção do patrimônio.
Durante a visita a Praça do Pé de Cedro o prefeito Aluizio São José ficou entusiasmado com a implantação da Lei que visa justamente preservar a memória da história de Coxim. Somos parceiros e vamos trabalhar juntos para que assim que criado o Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural e instituído o Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural possamos dar início as tratativas de fazer com que nosso maior bem, que é nossa história, nossas origens não se percam. Por isso, vamos começar pela Praça do Pé de Cedro que graças a Zacarias Mourão projetou nossa Coxim pelo mundo afora. Parabenizo a proposição da Lei 1.706 do vereador Johnny, finalizou.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.