A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre o Período Sazonal de Síndrome Respiratória que atinge, principalmente, crianças de 0 a 6 anos e idosos.
Para esses grupos, bem como as demais pessoas, a recomendação é que procure uma unidade de saúde o mais rápido possível para receber a vacinação. Em virtude do aumento de casos, quem sentir algum sintoma, pode se dirigir ao Centro de Referência as Doenças Respiratórias, instalado do Centro Catequético da Paróquia São José, rua Silvio Ferreira, n.º 20, das 7h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 22h de segunda a sexta.
Cabe ressaltar, que não é só em Coxim que existe o aumento de casos, mas em todo o país. Por mais que não seja obrigatório, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é para que quem puder, use máscara, mantenha a higiene das mãos e use álcool em gel.
O cenário não é novidade nesta época do ano, onde o tempo é mais frio e seco, mas o que causa maior preocupação é que as Síndromes Respiratórias atingem mais as crianças e idosos. Esse aumento de casos foi observado pelas autoridades em saúde, desde fevereiro, com a volta às aulas presenciais nas escolas públicas e privadas.
Os sintomas são semelhantes à de um resfriado comum, tanto em crianças e adultos existe a ocorrência de tosse seca, secreção nasal, espirros, febre, dor de garganta e dor de cabeça. Porém, com o avanço da doença pode afetar os bronquíolos, alvéolos e pulmões, o que devem ser observados com atenção sinais clínicos como febre alta, muita tosse, dificuldade para respirar, falta de apetite e cianose labial (quando os lábios ficam levemente azulados).
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde:
Considerando o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG hospitalizado), em crianças e adolescentes no Brasil (Relatório InfoGripe - 27/03/2023), a Secretaria Estadual de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul alerta quanto a circulação intensificada de vírus respiratórios - período de sazonalidade - nos meses mais frios do ano no país: abril, maio, junho e julho.
Nos meses de fevereiro e março deste ano, houve aumento no número de casos de SRAG em crianças e adolescentes em todo país, com acréscimo muito expressivo de internações por SRAG nessas faixas etárias. Destaca-se ainda que o aumento de SRAG em crianças, observado em estados de todas as regiões do país desde fevereiro, ainda não possui associação clara com algum vírus respiratório específico (InfoGripe - 27/03/2023).
A esse respeito, a Gerência Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/MS), vem alertar profissionais de saúde, serviços de saúde e gestores em saúde para a importância do acompanhamento e monitoramento dos casos de SRAG, manejo clínico efetivo dos pacientes, prevenção de novos casos e controle da transmissibilidade.
A detecção dos vírus respiratórios permite avaliar como os agentes etiológicos estão circulando na comunidade, quais perfis de pessoas estão sendo mais acometidas e com isso embasar estratégias de prevenção e controle, evitando novos casos com evolução grave e desfecho óbito.
A vigilância de Síndrome Gripal (SG) em Unidades Sentinelas tem como principais objetivos, identificar os vírus respiratórios em circulação no país, além de permitir o monitoramento da demanda de atendimentos por SG. Atualmente o Estado possui 6 unidades sentinelas implantadas: Campo Grande (2), Corumbá (1), Dourados (1), Ponta Porã (1) e Três Lagoas (1). Dos 791 casos de SRAG na faixa etária de 0-9 anos, residentes do Mato Grosso do Sul nas SE 01 a 12, em 155 casos não foi possível identificar o agente etiológico e 338 casos ainda se encontram sem encerramento pelos notificadores no sistema oficial. Entretanto, em 298 casos houve detecção de agentes etiológicos, sendo 6 casos de coinfecção.
Imagem Ilustrativa
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.
Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde, o tema da conferência este ano é “Amanhã Vai Ser Outro Dia”.