Neste final de semana a comunidade coxinense terá a possibilidade de conhecer um pouco mais da cultura pantaneira. A Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer (Funrondon), por meio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) e a prefeitura de Coxim vão realizar a Primeira Mostra da Cultura Pantaneira na Terra do Pé de Cedro na praça da Concha Acústica a partir das 9 horas.
Na ocasião as pessoas vão poder apreciar o artesanato local, exposição fotográfica, museu ao ar livre, palestra tematizando a cultura pantaneira, apresentações artísticas e exibição cinematográficas sobre a cultura pantaneira.
Conforme o prefeito Aluizio São José (PSB), esse sonho começou a se tornar uma realidade após a regularização da Funrondon que se arrastava por décadas e no primeiro semestre deste ano foi regularizada podendo agora ser um órgão de captação e ordenação de despesas. Essa regularização proporcionou uma autonomia da fundação para poder gerir investimentos na área da cultura do nosso município e valorizar os artistas locais, afirmou Aluizio.
De acordo com o prefeito este evento é fruto do empenho da equipe técnica da Funrondon, que conseguiu apresentar o projeto e ser aprovado junto ao FIC no valor de R$ 45 mil reais.
Aluizio lembrou que esta iniciativa faz parte de uma das metas de sua administração, que pretende resgatar a história do município e a cultura pantaneira. Nosso município é o portal de entrada para os Pantanais de Paiaguás, Rio Taquari e Nhecolândia. Muitas pessoas não conhecem o pantanal coxinense, os costumes, as comidas típicas e a própria cultura do homem pantaneiro e este é o momento de conhecermos um pouco mais da nossa cultura, finalizou Aluizio.
Confira a programação do Evento:
09h: Abertura solene;
* Exposição fotográfica Comitiva e cultura: o cotidiano do homem pantaneiro
* Exposição de artesanatos locais
* Museu ao ar livre
09h30min: Palestra tematizando a cultura pantaneira
15h: Apresentação dos artistas/ grupos de dança selecionados
17h: Exibição cinematográfica sobre cultura pantaneira, seguida de debate sobre a formação da identidade cultural pantaneira com roda de tereré
19h30min: Apresentação dos músicos/ bandas selecionados
22h: Encerramento das atividades
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.