Após reforma, a Casa do Artesão deve ser reaberta até o final deste mês com muitas novidades. Localizada no centro de Coxim, o local vai oferecer diversas opções em artesanato, principalmente para os turistas que visitam a cidade durante todo o ano.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, José Francisco de Paula Filho, os artesãos interessados em expor seus produtos devem procurar a Funrondon (Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Professora Clarice Rondon dos Santos).
De Paula explica que dentre os produtos que serão expostos na Casa do Artesão estão trabalhos feitos em argila, cerâmica, madeira, entre outros encontrados na região do Pantanal. A intenção é oferecer variedade, para que o turista que venha pescar encontre um acessório para presentear a esposa, uma camiseta legal para o filho e porque não uma lembrancinha para a sogra, questionou o secretário.
De acordo com De Paula, a culinária coxinense também vai marcar presença na Casa do Artesão, com biscoitos e doces produzidos em Coxim. Queremos fazer diferente, oferecendo produtos de qualidade com preços acessíveis. Também estudamos a possibilidade de abrir em horários especiais, em determinadas épocas do ano, para atender a demanda de turistas, adiantou o secretário.
De Paula informou que, ainda este mês, a secretaria de Desenvolvimento Sustentável e a Funrondon se mudam do prédio da Casa do Artesão. Com isso, as salas ficarão a disposição da população para realização de cursos e oficinas, em diversas áreas. Com isso, ambas passarão a funcionar na rua João Pessoa, número 110, no centro de Coxim.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.