No segundo final de semana do I ENCONTRO FOLCLÓRICO DE COMITIVAS PANTANEIRAS EM COXIM o destaque foi para o trabalho social do projeto cultural que já destinou um total de 120 (cento e vinte) matulas-pantaneiras para famílias de baixa-renda no município.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, que identificou as famílias mais vulneráveis e auxiliou na logística de entrega das matulas, o projeto distribuiu 40 (quarenta) unidades do produto nos dias 23, 28 e 29 últimos, totalizando 120 (cento e vinte) unidades.
Nem mesmo a ventania, a chuva e o frio do final de semana foram suficientes para parar o trabalho da equipe do evento, que é financiado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul – FIC/MS, através da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e apoio da Prefeitura Municipal de Coxim.
De acordo com a organização, coordenada pelo artesão e cozinheiro Júlio Pipoca, o encontro está respeitando o plano de biossegurança aprovado pelo órgão oficial de cultura de MS frente à Pandemia COVID-19, disponibilizando máscaras, álcool-gel e orientações constantes com relação à higienização das mãos e protocolo de distanciamento social durante toda a programação do evento.
O prefeito de Coxim, Dr. Edilson Magro, que esteve na cerimônia de abertura, no dia 22, e ressaltou o papel do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na promoção e difusão da cultura pantaneira regional, manifestou o desejo de ver mais ações sociais em todos os projetos e eventos realizados em Coxim a partir de agora.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.