Mais de R$ 82 mil serão investidos em três projetos que divulgarão trabalhos culturais de Coxim. Esse recurso vem do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), sendo beneficiados: a II Mostra da Cultura Pantaneira na Terra do Pé de Cedro Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer (FUNRONDON); Oficinas Tuiuiú (Lucinei Santos da Silva) e Obras de Henrique Spengler em imãs e postais (Dolores Puga Alves de Sousa).
A Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) explicou que para 2016 o Fundo de Investimentos Culturais tem o objetivo de contemplar a produção cultural sul-mato-grossense por meio de fomento à criação e à difusão da produção artística no Estado. Nesta edição serão destinados R$ 5 milhões em projetos que exploração literatura, música, artes plásticas e audiovisuais, além de outras modalidades artísticas.
Para o diretor-presidente da FUNRONDON, Elson M. Vital o FIC tem colaborado com a difusão do trabalho artístico-cultural de todo o Estado. Aqui em Coxim vamos enaltecer a nossa Cultura Pantaneira, aprender com as Oficinas Tuiuiú do Lucinei Santos da Silva e as Obras de Henrique Spengler em imãs e postais realizados pela Dolores Puga Alves de Sousa. Estamos muito satisfeitos com o resultado, pontuou.
O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais.
No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla João Bosco e Vinícius no CTN. O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”.
Fruto de uma parceria entre Fundação CSN, Grupo Santa Otília e Prefeitura Municipal de Coxim O Garoto Cidadão é um projeto sociocultural com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos.
Além de conhecermos as belezas afros de Coxim nas categorias infantil e adulto, haverá também apresentação de capoeira com o mestre Pernalonga e alunos e, show com o grupo de pagode Novos Tempos.
A estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.
A estátua, que já está quase pronta, entrando agora no processo de fundição do metal, será entregue no dia 30 de setembro, quando haverá shows com os cantores Almir Sater e Sérgio Reis.