Foi realizada na manhã desta segunda-feira (12), mais uma reunião na sede da Agraer uma reunião com técnicos do órgão e equipe da prefeitura de Coxim, para se continuar as tratativas de fortalecimento da agricultura familiar e das atividades rurais do município de Coxim.
Entre as ações discutidas na reunião de incentivo a agricultura familiar estão, a criação de um programa Mmnicipal de desenvolvimento rural, orientar o produtor quanto a regularização de abate e vendas de animais, ou seja, do frango ou porco caipira, junto ao Cointa, viabilizar parceria com a Coasgo (Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste) para incentivar a suinocultura no município, resolver o problema de falta de água na zona rural.
“Estamos montando um plano de ação entre Prefeitura, Agraer e entidades interessadas contribuir com o produtor rural e com a agricultura familiar, agora vamos nos reunir com as associações nas colônias e assentamentos para apresentar os projetos e tão logos colocá-los em prática”. Disse o prefeito Edilson Magro.
No dia 28 do mês passado, foi realizada a primeira reunião direcionada apoiar o setor, na ocasião estavam presentes representantes do Sebrae, Cointa, Vigilância Sanitária, Sala do Empreendedor e autoridades municipais, prefeito, vereadores, secretários e gerentes.
Participaram da reunião desta segunda-feira, além do prefeito, o secretário de desenvolvimento Sustentável Adilson Alves, o gerente de fomento agrário José Antônio, técnicos da Agraer Oscar Camy, Carlos Roberto Sanches, José Guilherme e João Bosco, os vereadores William Meira, Flávio Duarte e Vilmar Vendrusculo.
O lançamento do projeto Nutri Coxim será realizado durante as festividades de aniversário do município na semana do dia 11 de abril.
Com o selo, o laticínio apto a vender seus produtos no comércio local e nos municípios consorciados, além de certificar a qualidade da sua produção.
O projeto trabalhará frutos como a castanha do baru, guavira, jatobá, pequi, bocaiúva e tantos outros, beneficiando inicialmente produtores da agricultura familiar.
Além dos atuais feirantes que já expõe seus produtos a venda, na “Feira do Ano”, pelo menos 12 novos empreendedores participarão vendendo seus produtos.
Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.
Fundada em abril de 2015, a Feira de Produtos da Terra completa mais um ano de atividade e para comemorar, nesta sexta-feira (29, haverá show ao vivo com o cantor Toninho a partir das 18 horas.