A segunda edição do Gestante Feliz foi um sucesso mais de 200 participantes marcaram presença no evento que aconteceu no Complexo Poliesportivo do Bairro Piracema na última quarta-feira (03).
Foi uma tarde com dinâmica de grupo realizada pelo NASF; Rodas de conversa abordando o assunto: Transmissão Vertical de HIV/SIFILIS, realizada pelo Enfermeiro Jeferson (SAE) e Aleitamento Materno e Nutrição Complementar, realizada em parceria pela UFMS e Enfermeira Thayla Tomaz - Coordenadora do Programa Saúde da Criança.
A enfermeira Sinthia Bezerra, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher enfatizou a importância das futuras mamães participarem das palestras que acontecem nas Unidades Básicas de Saúde para que a gestação e o parto transcorram em total segurança para a mãe e o bebê. Durante a gestação enfatizamos a importância do acompanhamento médico por meio da realização do pré-natal. Ainda durante o período gestacional ensinamos como dar banho no bebê, técnicas para o aleitamento materno e a importância de o recém-nascido ser amamentado pela leite de sua mãe, cuidados com o umbigo, enfim são orientadas para que possam ter uma gravides tranquila e depois que o bebê nascer terem conhecimento de como devem cuidar deles para que cresçam fortes e saudáveis, pontuou.
Além dos encontros promovidos nas Unidades Básicas de Saúde, as gestantes também participam de uma reunião com a equipe do Hospital Regional que além de passarem informações sobre como ocorre o parto, mostram toda a infraestrutura hospitalar e os profissionais que estarão ao lado delas no momento mais esperado, na hora do parto.
Durante o evento, a mãe Valeria Maria da Silva, 38 anos, paciente do Programa de Saúde da Família do Santa Maria deu seu depoimento sobre a importância de participar desses encontros. Quando fui convidada para participar da reunião das gestantes não dei muita importância, afinal de contas eu já era mãe de duas crianças. Mas resolvi participar, deixei a prepotência de lado, pois achei que já sabia de tudo, mas vi o quanto aprendi com esses anjos da saúde que me ensinaram a hidratar o meu seio com meu próprio leite, evitando com que rachasse; os cuidados com o umbigo de minha filha foram tão acertados que caiu com cinco dias e está perfeito. Cuidei da minha filha sozinha e tive a tranquilidade de lidar, pois tudo o que eu aprendi na teoria eu coloquei na prática e realmente funcionou. Sou a prática da teoria, e deu muito certo, agradeceu e aproveitou para convidar as gestantes a continuar participando das reuniões que vale a pena.
A tarde com as grávidas foi maravilhosa, com apresentação cultural e musical, além de distribuição de 145 Kits composto com fralda, lenço umedecido e sabonete.
As futuras mamães que quiserem fazer parte do Programa Gestante Feliz, basta procurar a Unidade Básica de Saúde que frequenta e se informar sobre os dias e horários das reuniões, além de marcar o pré-natal e com isso garantir o menor risco para a mãe e o bebê durante a gestação e o parto.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto a mortalidade infantil e materna foi reduzida e muito em 2014. Agora o desafio é 2015 e 2016 manter o mesmo coeficiente. Ações de promoção à saúde como essa tem nos ajudado a reduzir indicadores universalmente conhecidos como mortalidade materna (nenhuma em 2014) e mortalidade infantil (nosso coeficiente de mortalidade infantil foi o menor dos últimos 15 anos).
O prefeito Aluizio São José parabenizou a toda a Coordenação Saúde da Mulher e também aos servidores da secretaria municipal da Saúde, em nome do secretário Rogério Souto. O trabalho de promoção à saúde transforma a vida das pessoas. Parabéns a todos que estão envolvidos diuturnamente para atender a nossa população. Somos parceiros para que mais ações como estas sejam realizadas. Desejo as futuras mamães um bom parto e que mais coxinenses venham com saúde e traga mais alegria para nossa cidade.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.