A prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) termina no próximo dia 22 de maio (sexta-feira).
Devem tomar a vacina crianças de seis meses a menor de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rogério Souto as pessoas que se enquadram no grupo descrito acima devem procurar todas as Unidades de Saúde (Policlínica Lourdes Fontoura, Ilda Kohl, Totó Araújo, Argemiro Barbosa/Silviolândia, Jorge Ritt, Marechal Rondon e Santa Maria) das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
A meta é vacinar 80% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe: pessoas com mais de 60 anos (3.427); gestantes (406); Puérperas (67); Crianças de seis meses a menores de cinco anos (2.170) e Trabalhadores de Saúde (505).
De acordo o Secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também recebem a dose.
Doenças respiratórias crônicas: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquiectasia, fibrose cística, doenças intersticiais de pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica de prematuridade.
Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.
Doenças renais crônicas: doença renal nos estágios 3, 4 e 5, síndrome nefrótica, e pacientes em diálise.
Doenças Hepáticas crônicas: atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose.
Doenças neurológicas crônicas: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas individuais de pacientes, como AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.
Diabetes: tipo I e II em uso de medicamentos.
Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.
Obesidade grau III
Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.
Portadores de trissomias: síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, síndrome de Wakany.
Elas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos onde estão registrados para receber a vacina, pontuou o secretário.
O principal objetivo do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde é reduzir a mortalidade e complicações causadas pelas infecções pelo vírus da influenza.
A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.