Aproximadamente 30 agentes comunitários de saúde do município foram às ruas do centro de Coxim na manhã de quarta-feira (8 de abril) orientar populares que estavam em filas de lotéricas, mercados e agências bancárias, quanto às medidas preventivas de contaminação do novo coronavírus, que é altamente contagioso.
Técnicos da Vigilância Sanitária também estiveram fiscalizando o cumprimento das novas regras de funcionamento do comércio estabelecidas por decreto esta semana. A ação teve apoio do 5º Batalhão de Polícia Militar e SAMU 192.
O decreto 195 determina que menores de 18 de anos e maiores de 60 anos adotem medidas de isolamento social e não saiam de casa, porém ainda é grande a presença deste público nas ruas, possivelmente devido à flexibilização de regras de funcionamento do comércio durante a pandemia, avaia o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira.
Em suma, a orientação é que só saia de casa quem realmente necessite, mas muitas pessoas querem fazer compras, pagar contas e sacar dinheiro.
Muitas filas estão longas devido à restrição da quantidade de pessoas nos estabelecimentos. Nas filas, as pessoas foram orientadas a manterem-se a distância de pelo menos 1,20m, apesar da incidência do sol causar desconforto nas pessoas.
A Secretaria Municipal de Saúde avalia a possibilidade deste tipo de ação ocorrer com mais frequência, porém, é fundamental a compreensão da população pois os agentes já têm outras atribuições que vêm aumentando com a pandemia do novo coronavírus.
"Nossa maior preocupação é com os maiores de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, pois segundo o Ministério da Saúde, a maior parte dos casos em que ocorreu óbito por COVID-19 foi em pacientes com alguma comorbidade preexistente como doença cardiovascular, diabéticos, doença respiratória crônica, hipertensos e câncer) e/ou idosos, pois o Hospital Regional de Coxim não tem leitos de UTI para atendimento de pacientes graves de Covid-19", explica o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira.
Fotos: Eduardo Bampi
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.