Nesta terça-feira (12 de novembro) todo o efetivo do Centro de Controle de Vetores (CCV) da Prefeitura de Coxim foi às ruas de parte do bairro Senhor Divino realizando visita domiciliar em combate a focos do mosquito da dengue.
Os 18 agentes de controle de endemias e dois supervisores vistoriaram cerca de 450 imóveis entre residências, lotes, comércios, com o objetivo de orientar a população sobre o risco da proliferação de focos do mosquito com o início da época de chuvas. O Senhor Divino é um dos bairros com maior índice de infestação, conforme relatório da Secretaria Municipal de Saúde Pública.
"O risco todos já sabem. Tivemos dois óbitos este ano por causa de dengue mas continuamos nosso trabalho de informar e vistoriar. A população tem obrigação de cuidar de seus quintais e vascular o imóvel em busca de potenciais focos", relata o coordenador do CCV, Marcilio Centurion.
Além de as chuvas impulsionarem a disseminação do Aedes aegypti, a falta de cuidado com água parada é um dos motivos pelos quais a doença se alastra. Um mosquito pode contaminar até 20, 30 pessoas. E uma pessoa doente pode gerar outras 10, 20 ou 30 pessoas doentes. O Aedes aegypti tem essa capacidade de ataque muito grande", afirma secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira.
"Os trabalhos continuam, aliás, nunca pararam", completa Marcilio: "Nossas equipes, juntamente com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, monitoram os casos notificados de dengue, os focos do mosquito e o índice de infestação nos bairros, e esses dados são repassados para a Secretaria de Estado de Saúde, que define, junto com a União, as estratégias de combate aos vetores.
Fotos: Eduardo Bampi
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.