O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Coxim, sábado (4 de maio), foi de pouco movimento nas oito unidades de saúde do município. Desde o início da campanha, no dia 15 de abril, até o fim do Dia D, apenas 3.313 doses foram aplicadas da meta de mais de 8 mil pessoas classificadas nos grupos prioritários.
O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, acompanhou os trabalhos nas unidades de saúde no sábado e elogiou o empenho dos servidores da pasta.
"Gostaria de agradecer de forma especial a toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Coxim que não mediu esforços em realizar mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação. Estive pessoalmente em cada uma das oito unidades de saúde acompanhando os trabalhos no sábado. Desde o dia 15 de abril, atingimos apenas 40% do público-alvo dos grupos prioritários. As restrições na publicidade dificultam a divulgação da campanha, mas seguimos trabalhando na conscientização da população e os trabalhos continuam. Boa semana a todos!", disse Franciel nas redes sociais.
Quem deve vacinar
A gripe é uma doença perigosa que, apenas no ano passado, matou 1.391 pessoas no país. Podem receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres que estejam amamentando 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores ativos de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais (com atestado médico).
Aonde vacinar
A vacina continua disponível em Coxim somente para os grupos prioritários citados acima, nas seguintes unidades de saúde: Policlínica Lourdes Fontoura; ESF Senhor Divino; ESF Totó Araújo; ESF Argemiro Barbosa, no distrito de Silviolândia; ESF Marechal Rondon; ESF Santa Maria, ESF Ilda Kohl e ESF Jorge Ritt. As pessoas devem levar caderneta de vacinação e cartão do SUS para poderem receber a dose, além de comprovante de grupo prioritário.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.