Nos dias 9 e 10 de junho, aconteceu a seletiva para o Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) e Coxim esteve presente, conquistando vaga para dez atletas. O evento foi realizado pela Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso do Sul (FJJE-MS), com o apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) no Ginásio de Esporte Luiz Carlos Yamashita de Souza, em Costa Rica, MS.
O responsável pela equipe de Coxim é o sensei Jeferson Arruda, do Arruda Team, composto por Carlos Roberto Gomes, Fernando Valente Brandão, Guilherme da Costa Veloso, Acarelli Venancio Consolaro, Loise Thamilly Morais, Nara Gisele de Oliveira, Luana Gama Freitas, Kaio Oliveira, Enzo Roberto e Jeferson Arruda.
Ele conta que para a equipe, esta é uma conquista muito importante e era meta do time. Foram treinamentos que começamos no início do ano, participando de outros campeonatos para se preparar para essa seletiva. Esse trabalho foi uma meta que a gente tem buscado desde janeiro e todos os atletas que foram para a seletiva se classificaram para o Mundial, conta.
Foram cerca de 300 atletas de MS e 20 equipes de todo o Estado participando da seletiva e Coxim conquistou a vaga para todos os seus 10 atletas em 11 categorias. Para o Mundial, são esperados cerca de 8000 inscritos em 18 categorias.
Jeferson considera que Coxim representa o Estado de forma muito representativa. Essa é uma conquista para a região Norte, porque nós somos a primeira equipe daqui a chegar no Mundial. Com o apoio da Prefeitura de Coxim, por meio da Gerência de Esportes, fomos para o Mundial em 2016 e agora estamos indo mais uma vez. Em 2016, tivemos cinco atletas medalhistas, sendo um vice-campeão mundial, o Enzo Roberto, que se classificou automaticamente por ter sido vice na última disputa, observa.
Na disputa, os três primeiros classificados nas respectivas categorias garantiram vaga para o Mundial de Jiu-Jitsu, que será de 5 a 8 de julho, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
O veículo foi adquirido com recursos oriundos de emendas impositivas dos vereadores Abílio Vaneli, Ademir Peteca e Marcinho Souza, e com contrapartida do poder executivo.
O objetivo é levar aulas de ciclismo na modalidade “mountain bike” para crianças e adolescentes.
Participarão dos jogos alunos das escolas públicas da rede municipal e estadual e de escolas particulares, com idade de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, que competirão nas modalidades futsal, handebol, voleibol e baquete.
Para representar a Capital do Norte e o Brasil, a academia com o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim que ajudou com custos como, passaporte e o governo do Estado através da Fundesporte ajudaram no transporte com as passagens aéreas.
Estima-se que cada etapa envolva cerca de 500 pessoas, entre estudantes-atletas e equipe técnica.
Nesta etapa mais três equipes serão classificadas para a 2ª fase da competição tradicional que reúne servidores públicos municipais de Mato Grosso do Sul.