Aconteceu na manhã de quarta-feira (19 de fevereiro), a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Coxim, que atuarão na Gestão 2020-2022. O Conselho Municipal de Saúde é um espaço que permite um diálogo entre as partes, possibilitando o reconhecimento da realidade vivida pelos trabalhadores em saúde, administradores, usuários e a sua relação com o sistema Único de Saúde e a Rede Municipal.
O evento, ocorrido na sede do Conselho, no bairro Flavio Garcia, contou com a presença do prefeito Aluizio São José, do presidente da Câmara de Vereadores, Vladimir Ferreira, do secretário municipal de Saúde, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvaney Miguel Santana, entre outras autoridades municipais.
O secretário-executivo do Conselho, Ilzo Traguetto Sobrinho, abriu os trabalhos com a leitura do Decreto 097/2020 que dispõe sobre a nomeação dos membros do Conselho Municipal de Saúde para a Gestão 2020-2022. Em seguida a palavra foi passada às autoridades.
O secretário Franciel destacou que boa parte dos técnicos da secretaria estão se qualificando cada vez mais, e isso tem contribuído imensamente com o trabalho dos gestores públicos e disse dos desafios de trabalhar pelo bem da população em tempos de mídias sociais: "São muitas críticas que recebemos e poucos elogios. Temos problemas de falta de recursos, um problema que ocorre em todo o país, mas temos feito o possível para prestar atendimento a todos. E é aí que o Conselho vem como aliado da gestão e da comunidade. O Conselho é um grande parceiro".
O prefeito Aluizio ressaltou que o Brasil é um dos poucos países do mundo que oferecem um serviço público de saúde gratuito: "Devemos valorizar o que temos. O SUS é um sistema em constante manutenção, cabe a nós dar o melhor para aperfeiçoa-lo. Nós ofertamos muito mais atendimento a uma grande parcela da população do que o descontentamento existente por uma minoria. Muitas cidades do mesmo porte de Coxim não possuem a infraestrutura que a área da Saúde que nossa cidade. E tivemos investimentos que foram feitos ao longo dos anos: novas unidades de saúde, renovação da frota, concurso público, parcerias com instituições. O objetivo geral é aumentar o financiamento para aumentar a oferta de serviços, oferecendo dignidade às pessoas que precisam de atendimento. Temos um corpo de profissionais altamente capacitado agradeço a todos e desejo que esse conselho seja participativo".
Posteriormente, o Conselho se reuniu para deliberar sobre a nova mesa, decidindo por: Silvaney presidente; Saimon vice- presidente; Grece Kelly primeira-secretaria e Andrea segunda-secretaria.
Confira os membros do novo Conselho Municipal de Saúde:
Representantes das Entidades e Movimentos dos Usuários
SINTED
Titular: Ilma da Silva Lourenço
Suplente: Mara Núbia dos Santos
UCAM
Titular: Jorge de Oliveira Cruz
Suplente: Claudenir P. da Silva
AEB
Titular: Espedito Coelho
Suplente: Leilton Resende
APONEC
Titular: Vilsinete G. Lopes
SINSMC
Titular: Grace Kelly Assalin
Suplente: Jose Paulo Monteiro Nogueira
APAE
Titular: Fabiane F. Gomes
Suplente: Márcia Cristina Landi
AAVC
Titular: Iraci Elias da S. Lemes
Suplente: Sinval Martins M. Filho
KOLPING
Titular: Andreia Soares Flores
Suplente: Fábio A. do Nascimento
Pastoral da Sobriedade
Suplente: Leda Martins Castilho
Representantes dos Trabalhadores em Saúde
Titular: Gisele G. Gutierrez
Suplente: Neide Ap. de Oliveira Soares
Titular: Jeferson Venâncio de Souza
Suplente: Ivaldete C. de Souza Oliveira
Titular: Silvaney Miguel Santana
Suplente: Amanda R. Morais Torres
Titular: Cleonete Xavier
Suplente: Anderson Sudário da Silva
Representantes Gestão e Prestadores de Serviços
Titular: Leila de Almeida Kohl
Suplente: Vandei Alves de Oliveira
Titular: Silvani Ribas Ferreira
Suplente: Talita Real
Titular: Saimon Dene Braga Candido
Suplente: Marcilio Centurion
Titular: Clevanil Bueno da Silva
Suplente: Marcio Mario Siqueira
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.