As barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Coxim em três entradas da cidade abordaram, do dia 30 de março a 12 de abril, 3.295 veículos.
Do total, 1.239 eram conduzidos por pessoas residentes em Coxim, outros 2.056 eram oriundos de outros municípios, a saber: 466 de Campo Grande, 157 de São Gabriel D'Oeste, 248 de Rio Verde de MT, 465 de Pedro Gomes, 298 de Sonora, 40 de Alcinópolis, e 382 de outros municípios.
Formadas por servidores municipais de várias pastas e também por voluntários, as barreiras têm o objetivo de orientar os cidadãos quanto às medidas preventivas e combativas à pandemia do novo coronavírus.
As barreiras sanitárias estão instaladas na Avenida Virginia Ferreira, na avenida Gaspar Ries Coelho e na rua Hildebrando de S. Barbosa, no bairro Piracema, todas próximas à BR-163. Outras vias de acesso à BR-163 foram interditadas para que o fluxo ocorra somente por essas três vias.
Na abordagem, a equipe afere a temperatura dos condutores e passageiros e questiona sobre a origem e o destino. Caso alguém apresente sintomas como febre, alguns são orientados para a Atenção Primária, outros para o isolamento social ou unidades de saúde, dependendo da gravidade.
Em caso de turistas, conforme determina a Organização Mundial da Saúde, eles são orientados a remarcarem o passeio e retornarem em momento mais propício.
As pessoas que não são residentes de Coxim, mas tem familiares na cidade, têm os dados registrados em um formulário e são orientadas a ficar em quarentena de 7 a 15 dias, se houver sintomas e se tiverem passado em cidades onde há casos de coronavírus.
"Muitas pessoas das cidades vizinhas buscam os serviços bancários e o comércio local de Coxim, que tem lojas de grandes redes. Há também famílias da área rural que esporadicamente vêm à área urbana comprar alimentos e insumos. Porém, diante da circunstância de pandemia, orientamos que as pessoas adotem medidas preventivas e tentem resolver seus compromissos o mais rápido possível", conta o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira.
Fotos: Eduardo Bampi
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.