Cerca de cem pessoas se mobilizaram na manhã de quinta (31) para alertar a população, em especial os jovens, sobre os malefícios à saude causados pelo uso do tabaco seja em cigarros, arguiles, fumo de corda, paieiros, entre outros.
A Caminhada Ame seu Pulmão foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Tabagismo da Policlínica Lourdes Fontoura, que oferece serviço de apoio aos interessados a parar de fumar.
O grupo se formou às 8h15, saindo da Feira do Produtor, e desceu a avenida Virgínia Ferreira até a Praça da Concha Acústica, com faixas e carros de som explanando orientações e informações sobre o tema.
A coordenadora de Programas de Saúde da Policlínica, Thayla Tomaz, agradeceu a participação de vereadores, do dr. Jacinto, do secretário Rogério Souto e disse do trabalho realizado na Policlínica de atendimento a pessoas interessadas a largar o vício do uso do tabaco.
Os participantes puderam ouvir o testemunho da sra. Angelina, paciente do programa que foi fumante por 42 anos e há dois anos e quatro meses conseguiu abandonar o cigarro, graças ao apoio que encontrou na unidade de saúde e a sua força de vontade
O pediatra Dr. Jacinto Filho explicou que o tabagismo está enraizado na cultura do brasileiro e lembrou que os danos causados pelos cigarro são terríveis: "Quando as pessoas percebem, já é tarde, e são diagnosticadas com doenças pulmonares, cardiovasculares, câncer, então precisamos criar um senso crítico para que sejamos pessoas influenciadoras das próximas gerações".
O secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, disse que a caminhada foi uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto: "Com o aval do prefeito Aluizio São José, temos investido em ações preventivas, pois são o melhor remédio. Temos indicadores importantes que comprovam isso. E a caminhada é para alertar a população sobre os males, incluindo o arguile, tanto a pessoa que fuma, quanto a pessoa que está próxima a quem fuma".
Os interessados em procurar apoio para parar de fumar podem procurar as unidades de saúde municipais de segunda a sexta, em horário comercial, ou ligar para o número 3291 3138.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.