A vacina contra a gripe (influenza) estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Coxim a partir do dia 27 de abril. A imunização da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza segue até 22 de maio. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações ocasionadas pela doença.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Rogério Márcio Alves Souto, as pessoas que receberão a vacina, prioritariamente, é aquelas que fazem parte dos grupos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou seja, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos acima de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, com receita médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
A vacina não causa gripe e nem resfriado, só NÃO pode ser tomada por pessoas com história de reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
A meta é vacinar, pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação.
No Dia D da campanha, que acontece no dia 9 de maio, serão 07 postos de vacinação que atenderão das 8 às 17 horas, confira abaixo a relação das Unidades de Saúde:
1. POLICLÍNICA LOURDES FONTOURA;
2. Unidade de Saúde Ilda Kohl;
3. Unidade de Saúde Totó Araújo (Piracema);
4. Unidade de Saúde Argemiro Barbosa (Silviolândia);
5. Unidade de Saúde Jorge Ritt;
6. Unidade de Saúde Marechal Rondon;
7. Unidade de Saúde Santa Maria.
Para evitar a doença também é importante tomar alguns cuidados, como:
higienizar as mãos com água e sabão líquido;evitar tocar os olhos, o nariz e a boca após contato com superfícies;ao tossir ou espirrar, proteger a boca e o nariz com lenço;evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas);ingerir pelo menos de 8 a 10 copos de água por dia.
É importante que a nossa população procure um dos postos de vacinação para se imunizar contra a gripe. Por isso, se você faz parte de um dos grupos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir do dia 27 de abril vá a uma de nossas unidades de Saúde e receba a vacina, convidou o prefeito Aluizio São José.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
VOCÊ NÃO PODE FALTAR
De 27 de abril a 22 de maio
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.