O prefeito Aluizio São José participou na tarde desta segunda-feira (16) do lançamento da Caravana da Saúde em Campo Grande. Considerada uma das ações do Governo do Estado para a reestruturação da rede de saúde de Mato Grosso do Sul, a Caravana da Saúde oferecerá a população serviços que irão além de consultas, exames, atendimento ambulatorial e cirurgias em diversas especialidades.
A saúde pública é prioridade em nosso governo. Por isso, solicitamos ao governador Reinaldo Azambuja, que incluísse Coxim no projeto caravana da saúde que percorrerá o estado de Mato Grosso Do Sul, afirmou o prefeito Aluizio São José.
O prefeito disse ainda que o objetivo da Caravana da Saúde é ampliar o atendimento para consultas, exames de média e alta complexidade e cirurgias. O governador atendeu ao nosso pedido. Coxim será a primeira cidade a receber o projeto caravana da saúde, nos dias 27, 28 e 29 de março.
Durante a solenidade o governador Reinaldo Azambuja apresentou os cronogramas e serviços que serão realizados durante as visitas mensais da Caravana e destacou o empenho do Governo do Estado em levar atendimentos para as regiões que estão com filas engessadas e reestruturar a saúde para que as demandas não fiquem acumuladas.
Nosso objetivo é atender as demandas de filas acumuladas em um prazo de um ano procurando zerá-la e somando-se à realização de exames e consultas também acumulados. Com isso, conseguiremos diminuir o número de encaminhamentos para a Capital, que acaba absorvendo grande parte desta demanda, disse o governador. Ainda segundo Reinaldo os trabalhos da Caravana não se limitarão a apenas no dia do evento, mas também nas ações deixadas para os municípios para que os serviços sejam mantidos evitando o surgimento de novas filas.
Cada edição da Caravana ficará o tempo necessário para que a demanda de cada região seja diminuída. A exemplo de Coxim, primeiro local de visita, a Caravana não se limitará apenas à realização de cirurgias eletivas, mas também reestruturaremos os seus serviços através de novos equipamentos, como o tomógrafo e o mamógrafo que ficarão na cidade após a chegada da Caravana para atendimento permanente, acrescentou Reinaldo.
O programa levará até os municípios uma estrutura de 14 veículos, sendo quatro carretas específicas para atendimentos e cirurgias oftalmológicas e mais dez veículos de apoio de instituições parceiras, tais como: Hospital do Câncer Alfredo Abraão, SESC, SESI e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com especialidades oferecidas em: Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia e Cirurgia Ginecológica.
Também farão parte do cronograma: consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, além de exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas. Na área de infraestrutura estão previstas reformas, ampliações e adequações da rede físicas, além da entrega de equipamentos.
O objetivo desse programa é oferecer atendimentos em diversas áreas, começando em Coxim, onde a Caravana inicia seus trabalhos. Ao todo serão 10 veículos de instituições parceiras que vão colaborar no complemento das ações do programa. Lá, estarão disponíveis à população as carretas do Hospital do Câncer de Barretos e do Hospital do Câncer Alfredo Abraão, que prestarão serviços na área de oncologia.
Já o Sesc/MS e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO/MS), estarão presentes com suas unidades móveis de odontologia, além da biblioteca itinerante, que vai levar mais cultura e informação para quem for utilizar os serviços da Caravana da Saúde.
Os parceiros do governo na Caravana da Saúde para o atendimento à população dos 79 municípios do Estado são: Associação Brasileira de Odontologia (ABO/MS); Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul; Cassems; CER/Apae; Datasus; Defesa Civil de Mato Grosso do Sul; Detran/MS; Exército Brasileiro; Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul); Fecomércio; Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems); Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect/MS); Fundação do Trabalho (Funtrab/MS); Hospital do Câncer Alfredo Abrão; Hemosul; Grupo Onça Pintada; Polícia Civil; Polícia Militar; Procon/MS; Sanesul; Secretaria de Educação (SED/MS); Secretaria de Direitos Humanos (Sedhast/MS); Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS); Senac; Senar; Sesc; Sesi; Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Temos para a Caravana da Saúde 30 parceiros. São parcerias espontâneas, o que demonstra a credibilidade do projeto. afirmou Nelson Tavares, Secretário de Estado da Saúde.
Participaram do evento os vereadores de Coxim: Sidney Assis, Franciel Oliveira, Celso da Perícia, Carlos Henrique e Adenilson Vilalba.
Andressa Lopes
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Coxim
Informações Governo do Estado
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.