Centro de Controle de Vetores faz ação de conscientização sobre mosquito da dengue

24/11/2020 - 08:48

Equipe do Centro de Controle de Vetores (CCV), unidade da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Coxim, realizou no sábado (21 de novembro), uma ação de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

A data serve de alerta para a população sobre a importância de eliminar os criadouros deste inseto. Com a chegada do verão, com as chuvas, há alta na proliferação do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada.

 

Os agentes distribuíram panfletos e conscientizaram pedestres, condutores e comerciantes do cruzamento da avenida Virginia Ferreira com a rua Afonso da Costa Campos sobre a importância de se fazer uma limpeza e verificar regularmente pontos que podem acumular água.

 

Entre as medidas que podem ser adotadas estão esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d'água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

 

“Nossas equipes têm visitado uma média de 1.700 imoveis por semana e quando necessários fazemos o bloqueio químico com o inseticida. Além dos locais que a população deve atentar como caixas d’água suspensas, outros depósitos de armazenamento de água, como vasilhames de vidro, de plantas, tigelas de cães e gatos, pneus, latas) sucatas, entulhos, pequenos depósitos moveis, como carriolas, depósitos fixos, como calhas entupidas, ralos sem drenagem, e depósitos naturais como plantas que armazenam água naturalmente, é necessário tampar as fossas sépticas”, destaca Marcilio Centurion, coordenador do CCV.

 

"Pedimos que a população receba nossos agentes com compreensão e paciência. Atentem às orientações, chamem os moradores das casas, as crianças, adultos  e idosos e aprendam que qualquer recipiente com água parada é propício à criação do mosquito. E essas doenças podem levar à morte. Precisamos do apoio das pessoas", destaca Marcílio.

 

Sintomas

 

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

 

No caso da zika, cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após três a sete dias. A infecção pelo vírus zika em gestantes, no entanto, pode levar à microcefalia, uma malformação congênita, em que o cérebro do bebê não se desenvolve de maneira adequada.

 

Já os principais sintomas da chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito e cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.



27/04/2023 - 18:33 Abril Verde: trabalhadores de oficinas de mecânica recebem orientações sobre segurança no trabalho

A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.

14/04/2023 - 16:40 Prefeitura de Coxim reinaugura extensão de Unidade de Saúde no São Romão

Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.

02/04/2023 - 10:30 Prefeitura de Coxim alerta a população sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias e cria Centro de Atendimento

O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

02/04/2023 - 09:02 SAMU completa 10 anos com quase 20 mil atendimentos, só em fevereiro foram atendidas 92 ocorrências

No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho

30/03/2023 - 18:01 FESP divulga resultado final do Processo Seletivo

A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.

29/03/2023 - 10:46 Vacina contra a Influenza (gripe) estará disponível em todas as Unidades de Saúde de Coxim a partir de sexta

Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais