A Prefeitura de Coxim iniciou na segunda-feira (6 de julho) um novo serviço que vai contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população coxinense: a Coleta Seletiva porta-a-porta.
Nesta primeira etapa, estão sendo atendidos os bairros Flávio Garcia, São Judas Tadeu, Jardim Aeroporto (segunda-feira); Senhor Divino (terça-feira); Centro, Vila Santana, Vila Planalto, Jardim Novo Mato Grosso (quarta-feira); Morada Altos do São Pedro e Jardim Vista Alegre (quinta-feira); Jardim das Estrelas, BNH, Vila São Paulo e Jardim Bela Vista (sexta-feira).
O caminhão da coleta seletiva passa em todas as ruas desses bairros tocando a música Pé-de-Cedro, o hino de Coxim, para avisar os moradores. Vale lembrar que a coleta de lixo convencional continua nos mesmos dias e horários.
"Esta é uma data memorável na história do desenvolvimento sustentável de Coxim, pois se inicia a coleta seletiva domiciliar de materiais recicláveis, que vai nos ajudar a diminuir a quantidade de resíduos sólidos no meio ambiente", explica o prefeito de Coxim, Aluizio São José.
"Havia uma expectativa grande pra o início da coleta seletiva domiciliar e é uma grande alegria para todos os envolvidos nesse processo que faz com nosso município esteja integrado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, em consonância com o Ministério Público Estadual (MPMS)", resumiu o gerente municipal de Meio Ambiente, José Francisco De Paula Filho.
A partir de agora, a população deverá separar, nas residências e comércios, o material reciclável antes de dispensar o lixo. O material recolhido é encaminhado à Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), onde os catadores associados fazem a separação e processamento para venda do material.
A Coleta Seletiva proporciona a destinação adequada ao material reciclável, gerando renda e promovendo qualidade de vida aos antigos catadores, que agora formam a Associação de Agentes Ambientais do Taquari, formada com apoio da Prefeitura de Coxim e da Promotoria de Justiça de Coxim.
Os moradores de bairros que ainda não atendidos nessa primeira etapa podem seus recicláveis até um Local de Entrega Voluntária (LEV), que estão distribuídos estrategicamente por toda a cidade, em locais de grande circulação de pessoas, como mercados, escolas, conveniências e postos de combustíveis. Os agentes ambientais passam periodicamente nesses pontos recolhendo o material levado voluntariamente pela população.
A Associação dos Agentes Ambientais do Taquari pede que a população não misture vidros quebrados e restos de comida com os recicláveis.
Confira a programação da Coleta Seletiva:
SEGUNDA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Bairros Flávio Garcia
São Judas Tadeu
Jardim Aeroporto
TERÇA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Bairro Senhor Divino
QUARTA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Centro
Vila Santana
Vila Planalto
Jardim Novo Mato Grosso
QUINTA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Morada Altos do São Pedro
Jardim Vista Alegre
SEXTA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Jardim das Estrelas
BNH
Vila São Paulo
Jardim Bela Vista
SEGUNDA A SEXTA
A PARTIR DAS 7H
Av. Virgínia Ferreira
Rua Antonio de Albuquerque
R. Filinto Muller
R. Delmira Bandeira
Quem ama Coxim, entra nessa campanha!
Fotos: Agentes Ambientais do Taquari
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.