A primeira semana de janeiro chegou trazendo muitas chuvas, principalmente em Coxim, onde foram registrados 208,8 mm na segunda e terça-feira, dias 2 e 3, o nível do Rio Taquari chegou a 4,53 metros, segundo informações da Defesa Civil do município. Com todo esse volume de chuvas, muitas ruas foram prejudicadas e casas foram invadidas com as águas, trazendo transtornos à população.
O prefeito Edilson Magro, que acompanhou toda a situação, pediu a toda a sua equipe que fosse para as ruas para socorrer e auxiliar, sobretudo, as famílias.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados. Ligeiramente serviços paliativos foram executados pela Secretaria de Obras, com a contenção de águas que invadiram casas e na recuperação de ruas que ficaram destruídas.
Após busca ativa, a Secretaria de Assistência Social e a defesa Civil, prestaram auxílio às famílias vítimas das chuvas. Foram entregues cestas básicas, colchões, roupas e cobertores.
“Nossa equipe trabalhou muito e tem muito a se fazer ainda, mas precisávamos de ações rápidas, fazia tempo que não chovia tanto em tão pouco tempo em Coxim. Socorremos casas alagadas, além de casas que o telhado não suportou a chuva, molhando os pertences das pessoas. Continuamos em alerta para possíveis chuvas e trabalhando para arrumar os estragos”. Concluiu o prefeito Edilson Magro.
Rua Frei Cirino
A rua Frei Cirino, na região do Buracão na Vila Bela, precisou ser interditada, segundo a Secretaria Obras, uma rachadura abriu na rua atingindo metade da pista de rolagem, o que pode ocasionar em acidentes graves. O prefeito reuniu com representantes da empresa BTG, que está fazendo o trabalho de recuperação do local, secretário de obras, gerente, vereadores e líderes do bairro, para discutir formas de resolver o problema.
Conforme o engenheiro Leonardo Vinicius Lemos da BTG Empreendimentos, é preciso que as chuvas diminuam para dar seguimento as obras do local, a empresa trabalha em concordância com a Prefeitura auxiliando no que for preciso.
O prefeito Edilson Magro pede a compreensão e colaboração de todos, que tenham cuidados ao passar pelo local e diz que logo as obras continuarão.
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.