A próxima segunda-feira (6 de julho) será uma data memorável na história do desenvolvimento sustentável de Coxim, pois será iniciada a coleta seletiva domiciliar de materiais recicláveis.
Nesta primeira etapa, serão atendidos, a partir das 7 horas da manhã, os bairros Flávio Garcia, São Judas Tadeu, Jardim Aeroporto (segunda-feira); Senhor Divino (terça-feira); Centro, Vila Santana, Vila Planalto, Jardim Novo Mato Grosso (quarta-feira); Morada Altos do São Pedro e Jardim Vista Alegre (quinta-feira); Jardim das Estrelas, BNH, Vila São Paulo e Jardim Bela Vista (sexta-feira). Posteriormente, na segunda etapa, todos os bairros serão atendidos.
O caminhão da coleta seletiva passará em todas as ruas desses bairros tocando a música Pé-de-Cedro, o hino de Coxim, para avisar os moradores. Vale lembrar que a coleta de lixo convencional continua nos mesmos dias e horários.
Por que separar?
O processo faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos que o Município de Coxim está atendendo em consonância com o Ministério Público Estadual (MPMS) e em respeito ao meio ambiente e à legislação vigente.
A partir de agora, a população deverá separar, nas residências e comércios, o material reciclável antes de dispensar o lixo.
O material recolhido na coleta seletiva será encaminhado à Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), onde os catadores associados fazem a separação e processamento para venda do material.
A Coleta Seletiva proporciona a destinação adequada ao material reciclável, gerando renda e promovendo qualidade de vida aos antigos catadores, que agora formam a Associação de Agentes Ambientais do Taquari, formada com apoio da Prefeitura de Coxim.
O que é reciclável:
Recicláveis são embalagens e vasilhames de produtos de consumimos, como saquinhos e caixinhas de leite, papéis (de preferência não amassados), papelão, garrafas plásticas (pet), frascos de produtos de limpeza, latinhas, embalagens plásticas, vidro, canos e tubos de PVC, copos descartáveis, entre outros. O resto é lixo comum.
Os recicláveis devem ser limpos antes de serem separados para a coleta seletiva. Potes e embalagens sujas podem gerar odores desagradáveis, além de atrair insetos e animais que podem transmitir doenças e não são aproveitados para o processo de reciclagem.
Portanto, lave potes de iogurte, saquinhos e caixinhas de leite, latinhas e garrafas pet antes de separá-los para a reciclagem.
Gentileza gera gentileza
Entregar o material limpo é ser gentil com os agentes ambientais da Coleta Seletiva, pois eles irão manusear cada um dos volumes que você destinar para a reciclagem.
O que não é reciclável:
Papel alumínio, restos de comida, embalagens engorduradas e sujas, guardanapos, papel higiênico usado, papéis e papelão com gordura e resto de comida, bitucas de cigarro, espelho, louça, cerâmica, vidro temperado, tubo de tv, esponja de aço, latas de verniz, latas de produtos tóxicos, acrílicos, chapas de raios-x, cabos de panelas, adesivos, papel carbono, papel metalizado, papel celofane, papel de fax, papel de cupom fiscal, clipes, grampos, pilhas, lâmpadas,
Coleta Seletiva Solidária
Enquanto a Coleta Seletiva não começa, você pode levar seus recicláveis até um Local de Entrega Voluntária (LEV). Os LEVs estão distribuídos estrategicamente por toda a cidade, em locais de grande circulação de pessoas, como mercados, escolas, conveniências e postos de combustíveis. Os agentes ambientais passam periodicamente nesses pontos recolhendo o material levado voluntariamente pela população.
Confira aonde estão os LEVs:
1. Escola Mun. Maria Lucia Batista (Travessa 09 - Vila do Pequi)
2. Peixaria Peixe Vivo - Isca Viva (Av. Presidente Vargas
3. Supermercado Roma (Rua Daniel Cesário / Bairro Senhor Divino)
4. Mercado Alencar ( Av. Mato Grosso do Sul/ Bairro Senhor Divino)
5. Multi Art (Av. Mato Grosso do Sul/ Bairro Senhor Divino)
6. Mercado RL (Rua 5 de Maio/ Bairro Santa Maria)
7. UEMS (Av. General Mendes de Morais)
8. LK Conveniência e Casa de Carne (Av. General Mendes de Morais)
9. Supermercado Nantes (Av. Virgínia Ferreira)
10. Brechó Vida Mia (Av. Virgínia Ferreira)
11. Supermercado Favorito (Av. Gaspar Ries Coelho/ Flávio Garcia)
12. Posto São Cristovão (Av. Gaspar Ries Coelho)
13. Unidade Prisional Agepen
14. Área de Lazer do 47º BI (Av. Fillinto Muller)
15. Restaurante Bom Sabor (Av. Fillinto Muller)
16. Mercado Pag Pouco (Nova Coxim)
17. Posto Pantanal (BR-163)
18. Posto Faedo (BR-163)
19. Sanesul (R. Barão do Rio Branco)
20. Prefeitura Municipal de Coxim (R. 10 de Dezembro)
Confira a programação da Coleta Seletiva a partir do dia 6 de julho:
SEGUNDA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Bairros Flávio Garcia
São Judas Tadeu
Jardim Aeroporto
TERÇA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Bairro Senhor Divino
QUARTA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Centro
Vila Santana
Vila Planalto
Jardim Novo Mato Grosso
QUINTA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Morada Altos do São Pedro
Jardim Vista Alegre
SEXTA-FEIRA
A PARTIR DAS 7H
Jardim das Estrelas
BNH
Vila São Paulo
Jardim Bela Vista
SEGUNDA A SEXTA
A PARTIR DAS 7H
Av. Virgínia Ferreira
Rua Antonio de Albuquerque
R. Filinto Muller
R. Delmira Bandeira
Quem ama Coxim, entra nessa campanha!
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.