Depois de algumas semanas com o serviço interrompido, devido a casos positivados de Covid-19 e manutenção no caminhão, a Coleta Seletiva volta a ser realizada de formar regular em Coxim.
A Coleta Seletiva de Coxim é feita pelos Agentes Ambientais do Taquari e é muito importante para o desenvolvimento sustentável da cidade, através dela são recolhidos latas, garrafas, pet, papel e papelão.
Pedimos a compreensão de todos quanto ao material não recolhido e solicitamos que a população volte a juntar o que for reciclável e coloque em um dos LEVs (Locais de Entrega Voluntária). A coleta acontece de segunda a sábado, inclusive aos feriados, das 6h às 12h.
Veja abaixo os dia e rota da coleta:
Segunda-feira; Flávio Garcia; São Judas Tadeu; Jardim Aeroporto e Parte do Senhor Divino.
Terça-feira; parte do Senhor Divino; Marechal Rondon, Vila Bela 2, 3; Jardins dos Pequis 1, 2, 3; Jorge Ritts; Jardim Europa e Previsul.
Quarta-feira; Centro; Vila Santana; Vila Planalto; Jardim Novo Mato Grosso; Santa Maria; Mendes Mourão; Santo André e Vila São Paulo.
Quinta-feira; Morada Alto São Pedro; Jardim Vista Alegre; Piracema; Mangabeira; Beira Rio e Aldeia Dos Pescadores.
Sexta-feira; Jardim das Estrelas; BNH; Vila São Paulo e jardim Bela Vista.
Sábado; Silviolândia; Vale do Taquari e Vila Mariana.
Confira os locais onde estão instalados os LEvs:
Na avenida Virgínia Ferreira; rua Antônio de Albuquerque; rua Filíntro Muller e a rua Delmira Bandeira as coletas são diárias.
O que são Materiais Recicláveis?
São saquinhos e caixinhas de leite (vazias e limpas), potes e garrafas de iogurte (vazias e limpas), papéis (não amassados), papelão, garrafas plásticas, frascos de produtos de limpeza, latinhas, latas, embalagens e sacolas plásticas, rolinho do papel higiênico, garrafas de vidro, canos e tubos de PVC, copos descartáveis (limpos), Latas de tintas vazias, embalagens de aerossóis, sacos de cimento, para- choques e peças plásticas de veículos, peças e objetos de metais, tampa da caixa de pizza (sem gordura), baldes, bacias, bombonas, galões e bags.
O que não é Reciclável? E não podem ser colocados nos LEVs
Papel alumínio, embalagens metalizadas (de marmitex, salgadinhos e bombons, por exemplo), restos de comida, embalagens engorduradas e sujas, guardanapo, papel higiênico, papéis e papelão com gordura e resto de comida, bitucas de cigarro, espelho, louça, cerâmica, vidro temperado, tubo de tv, esponja de aço, latas de verniz, latas de produtos tóxicos, acrílicos, chapas de raios-x, cabos de panelas, adesivos, papel carbono, papel metalizado, papel celofane, papel de fax, papel de cupom fiscal, clipes, grampos, pilhas, lâmpadas, base da caixa de pizza (engordurada), isopor flexível, fralda descartável, máscaras faciais de pano ou descartáveis contra a covid.
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.