Com apoio da Prefeitura de Coxim, por meio do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, um grupo de catadores de material reciclável que atuava no antigo lixão de Coxim se organizou e formou a Associação de Agentes Ambientais do Taquari.
Os agentes passaram a desenvolver suas atividades na Unidade Municipal de Triagem de Recicláveis (UTR) e serão responsáveis pela coleta seletiva de material reciclável em Coxim.
O processo de consolidação da Associação teve orientação da Procuradoria Geral do Município, da Gerência de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social; Secretaria Municipal de Receita e Gestão e o Conselho Municipal de Meio Ambiente; do Fundo Municipal de Meio Ambiente e da Promotoria de Justiça de Coxim.
Esta semana os trabalhos foram iniciados pela Associação. O grupo conheceu a Unidade de Triagem de Resíduos instalada pela Prefeitura, e vai passar por uma série de capacitações sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), segurança no trabalho, boas práticas, manejo e transporte do material recolhido.
Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, é um importante passo dado rumo ao desenvolvimento sustentável do município: "Neste processo inicial os agentes estão recebendo uma ajuda financeira para se adaptarem à nova forma de trabalho. O material reciclável recolhido é vendido e os recursos são divididos pelos associados. Dessa forma, os ex-catadores não estão mais expostos a situação de insalubridade e periculosidade, e agora têm melhores condições para trabalharem de forma digna, possibilitando uma maior renda e melhor qualidade de vida".
"O antigo lixão está sendo transformado em aterro controlado. Diariamente é feito o registro de pessoas, cargas e veículos que entram e saem, por meio dos controladores. Em breve a Prefeitura de Coxim iniciará a campanha publicitária da coleta seletiva para conscientizar a população a identificar e separar os recicláveis do lixo comum", esclarece o prefeito Aluizio.
"A Associação está realizando nesta fase inicial a coleta seletiva solidária, passando inicialmente em empresas e repartições publicas previamente contatadas e contatando estabelecimentos comerciais de grande fluxo de pessoas para a instalação de 60 Locais de Entrega Voluntária (LEVs), onde a população poderá levar voluntariamente pequenas quantidades de material reciclável", explica o gerente de Meio Ambiente do Município, José Francisco De Paula Filho.
Posteriormente, haverá um cronograma a ser estabelecido pela Prefeitura, no qual os recicláveis serão recolhidos porta-a-porta nas residências. As pessoas e empresários que tiverem grandes quantidades de material reciclável para ceder podem entrar em contato com a Associação de Agentes Ambientais do Taquari. por meio do fone 9 9824 5113.
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.