Desde a implantação do Programa de Trauma Ortopédico Eletivo no Hospital Regional, mais de 80 pacientes já foram operados em Coxim. A parceria com a prefeitura de Coxim e o governo do Estado possibilitou após a Caravana da Saúde reduzir o tempo de espera dos pacientes, que antes ficavam na fila de espera em Campo Grande para ser operados.
Segundo o prefeito Aluizio São José, a implantação deste Programa Trauma Ortopédico Eletivo aqui em Coxim é resultado muita luta da administração municipal para melhorar o serviço de ortopedia. Houve muita conversa com o governador Reinaldo Azambuja e com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, nos atendeu e assim foi possível viabilizarmos um convênio com a Santa Casa de Campo Grande para realização de quinzenal de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional.
De acordo com o secretário Municipal de Coxim, Rogério Souto desde setembro há um revezamento quinzenal, onde três ortopedistas e um anestesista, para somar com a equipe do Dr. Roberto Fernandes de Melo juntamente com a equipe de enfermaria e toda a estrutura do Hospital Regional de Coxim, para a realização das cirurgias ortopédicas. Assim além de não precisar entrar na fila de espera por uma cirurgia em Campo Grande, realizamos a cirurgia aqui mesmo em Coxim e todo o acompanhamento para a recuperação do paciente, explicou Souto.
Além das cirurgias nos pacientes de Coxim, também têm sido atendidos pacientes de toda a Região Norte e até de outras regiões como explica o médico responsável pelo setor de Ortopedia do Hospital Regional, Dr. Roberto Fernandes de Melo. A vinda dos médicos de Campo Grande tem contribuído para a agilidade no atendimento. O resultado é tão positivo que no sábado (13) operamos um paciente de Dourados, pois os familiares dele souberam da implantação do Programa de Trauma aqui em Coxim, e resolveram sair da fila de espera e vir receber atendimento em nosso município.
Posso afirmar que o Hospital Regional de Coxim pode ser equiparado com qualquer hospital particular, pela sua qualidade no atendimento aos pacientes, sua equipe de médicos, enfermeiros e técnicos bem treinados e comprometidos com o trabalho, sem contar na estrutura física e nos materiais sempre disponíveis para fazer todo e qualquer atendimento. Digo isso, pois em todas as cirurgias sempre temos todas as próteses e órteses necessárias para realizar o procedimento cirúrgico, e hoje em dia com o que vemos no SUS é uma grande conquista, pontuou o ortopedista Roberto.
Entre a equipe que vem de Campo Grande, está um filho de Coxim, o ortopedista Dr. José Mauro está satisfeito com a parceria, que em um primeiro momento seriam realizadas apenas 10 cirurgias a cada 15 dias. Quando foi iniciada a parceria a meta era que operássemos dez pacientes, só no sábado (13/02) operamos 13, ou seja, um aumento de 30%. Operar o paciente em seu município representa em comodidade, pois o mesmo não precisa se deslocar para Campo Grande, todo o atendimento é feito aqui mesmo em Coxim, sem contar nas despesas com transporte e nos casos de sequelas em alguns pacientes, que por conta da espera por uma cirurgia ortopédica na Capital, não conseguiam se recuperar completamente.
O prefeito Aluizio São José informou que neste sábado (27) haverá mais um mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional. Coxim se tornou um Polo em Saúde, estamos atendendo não só os pacientes de nosso município, mas da Região Norte. A parceria com o governo do Estado e deste convênio com médicos da Santa Casa tem sido de grande valia, para os pacientes que ficavam meses na fila de espera para passarem por uma cirurgia ortopédica. Só tenho a agradecer ao governador Reinaldo Azambuja, ao secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, aos médicos que veem de Campo Grande para prestar serviço em nossa cidade e toda a nossa equipe da secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional. Esses mutirões ortopédicos são a prova que a parceria é sempre positiva. E vamos continuar avançando para trazer ainda mais benefícios para nossa gente, finalizou.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.