O prefeito Edilson Magro sancionou nesta segunda-feira (18), a Lei Complementar 196/2022 que cria o Código Sanitário do Município de Coxim, totalmente atualizado as necessidades e objetivando ser mais eficiente com os direitos e obrigações relacionadas a saúde e o bem-estar da população, promovendo a promoção, proteção e recuperação da saúde.
Para o prefeito Edilson Magro, a aprovação do código é um marco da atual administração. “É de se comemorar que hoje Coxim tenha o seu próprio Código Sanitário, uma luta de pelo menos 30 anos da equipe da saúde em especial a Vigilância Sanitária. Parabéns a todos que lutaram para que ele fosse aprovado e registro o nosso agradecimento a Câmara que votou pela aprovação”. Disse o prefeito.
Com 105 páginas o Código Sanitário, aprovado por unanimidade pelos vereadores, estabelece normas e ações aos serviços de saúde, com a organização, planejamento, fiscalização, controle e execução de serviços públicos em saúde.
“Entre os pontos importantes, ele regulamenta o sistema de saúde na totalidade, como o Controle de Zoonoses do município que não existia. Pensado para não penalizar severamente comerciantes e empresários, o código sanitário utiliza da possibilidade de que pagamentos de multas sejam feitas alternativamente, ou seja, sem a necessidade do pagamento em dinheiro, mas sim por conversões em serviços que possam contribuir com a máquina pública”. Destacou o gerente de vigilância sanitária Luiz Eduardo.
O código também regulamenta e moderniza as ações em pandemia e endemias. Sendo um dos mais modernos nesse sentido e planejado para que seja atual por pelo menos 20 anos.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.