Um homem de 51 anos é o oitavo paciente de Covid-19 em Coxim. Outros sete casos confirmados já estão recuperados, mas seguem contabilizados como confirmados, atendendo normas de Vigilância Epidemiológica.
O oitavo paciente é um caminhoneiro que estava fora de Mato Grosso do Sul, havia passado por São Paulo, Paraná e Mato Grosso, até retornar a Coxim, aonde comunicou a equipe de tele-enfermeiros por apresentar febre, tosse, dificuldade de respirar e dores abdominais.
Ele foi internado no Hospital Regional de Coxim com sintomas no sábado (30 de maio), quando foi realizado exame de tomografia, que revelou comprometimento dos pulmões, e foi coletada amostra de material biológico para exame no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen). O laudo foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde Pública na tarde desta segunda-feira (1º de junho), confirmando Covid-19.
No início da noite de segunda-feira, o prefeito de Coxim, Aluizio São José, e o secretário municipal de Saúde Pública, Franciel Oliveira, fizeram uma apresentação ao vivo na plataforma Facebook e YouTube (clique aqui para assistir) explanando sobre o caso, entre outros assuntos.
O prefeito Aluizio ressaltou que os casos de Covid tem aumentado progressivamente no Brasil e a doença está se alastrando também pelo interior de Mato Grosso do Sul e isso merece atenção.
Desde o registro do primeiro casos suspeito em Coxim o prefeito e o secretário decidiram fazer explanações ao vivo por plataformas digitais no sentido de informar com transparência a população e evitar a disseminação de fake news.
O secretário Franciel observou que os cuidados precisam ser mantidos por todos: "Não podemos ser insensíveis ao número de mortes no Brasil, que já ultrapassou 30 mil óbitos, quase a população de Coxim. Estamos entrando em um momento atípico. Nosso comércio está praticamente em atividade normal, mas é necessário evitar aglomerações desnecessárias".
Entre outros assuntos, o prefeito Aluizio também informou a população sobre:
- A criação de um protocolo de alta médica para Covid-19, com transporte oficial da Secretaria Municipal de Saúde Pública (que não é uma regra do SUS e não é realizado em outros municípios, mas em Coxim passa a ser protocolo);
- Avaliação de flexibilização de outras atividades comerciais que estão sendo pleiteadas por diversos setores;
- Transparência absoluta no site da Prefeitura de Coxim referente às receitas e despesas relativas à pandemia garantindo eficiência e os interesses da população à gestão publica;
- Entrega de kits de merenda escolas para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, que será comunicada pelas escolas e creches aos pais para evitar aglomerações.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.