O município de Coxim registrou um caso de gripe Influenza A, o caso de Coxim não foi contabilizado no Boletim do Governo do Estado, pois, o paciente não precisou de internação. A Secretaria Municipal de Saúde informa a todos que a vacina contra Influenza está disponível em todas as unidades de saúde.
No Estado, conforme o boletim epidemiológico, existem 44 casos confirmados de Influenza A do tipo H3N2 e um óbito pela doença foi registrado, Campo Grande registrou 41 casos nesse mês de dezembro.
A Influenza ou gripe é uma doença viral, aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar.
O secretário municipal de saúde Flávio Dias pede para aquelas pessoas que não tomaram a vacina contra a gripe, que procure uma unidade de saúde: “você que ainda não tomou a vacina, vá até um posto de saúde mais próximo de sua casa, leve sua documentação e a carteirinha de vacinação e previna-se. É importante estar imunizado, pois, os casos de gripe aumentaram nos últimos dias”. Disse o secretário.
Flávio diz ainda que não existe um surto de infecção, mas que devido à grande circulação e pessoas com as festas de fim de ano o vírus pode circular mais rápido, por isso a importância de se cuidar e manter a vacinação em dia: “precisamos ter cautela e manter basicamente os mesmos hábitos de prevenção a Covid-19, como, lavar as mãos, usar máscaras e evitar contato com a mucosa do nariz”. Concluiu Flávio Dias.
Confira os cuidados necessários para diminuir a circulação do vírus:
Higienizar as mãos com frequência;
● utilizar lenço descartável para higiene nasal;
● cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
● higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
● evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
● não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
● evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
● reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
● evitar visitas a hospitais;
● ventilar os ambientes.
Atenção aos sintomas: febre, tosse, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. É fundamental ao apresentar esses sinais, principalmente pacientes com comorbidades, procurar atendimento no início dos sintomas favorecendo o tratamento oportuno (em até 48 horas).
Imagens Ilustrativas
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.