Após o prefeito Aluizio São José participar do Lançamento da Caravana da Saúde em Campo Grande, os efeitos positivos começam a chegar a Coxim, pois após a sinalização positiva do governador Reinaldo Azambuja em atender a demanda de tratamento de hemodiálise no município, as tratativas foram iniciadas.
Na terça-feira (17), Aluizio esteve reunido com o secretário da Saúde, Nelson Tavares para conversar primeiramente sobre o andamento da ida das carretas e demais estruturas que serão utilizadas para prestar atendimento à população na Caravana da Saúde nos dias 27, 28 e 29 de Março.
De acordo com Nelson Tavares, as carretas já começam a chegar a Coxim, bem como os profissionais envolvidos na montagem da estrutura do evento. A caravana começa suas atividades pela região de Coxim, onde serão disponibilizados atendimentos para mais cinco municípios: Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde e Sonora. A população pode se cadastrar para participar da Caravana da Saúde, por meio do site: www.caravanadasaude.ms.gov.br e secretarias Municipais de Saúde, informou.
O prefeito de Coxim disse ainda, que àquelas pessoas que não possuem acesso à internet, devem procurar Secretaria Municipal de Saúde (central de agendamentos) para saber mais sobre como participar da Caravana da Saúde. Os encaminhamentos, sejam para consultas, exames ou cirurgias, deverão ser realizados por nossa equipe médica. Por isso, se há necessidade de um desses atendimentos entre a população coxinense procure nossas unidades de saúde, o SAE e a Policlínica. Nestes locais todas as informações sobre a participação na Caravana da Saúde serão fornecidas, pontuou.
Baseado na intenção do governador Reinaldo Azambuja em deixar legado para a saúde pública, após a Caravana da Saúde, o prefeito Aluizio São José começou as tratativas para a implantação do tratamento de pacientes renais crônicos que necessitam de hemodiálise. Temos uma demanda pequena, se compararmos com outras especialidades, mas não estamos interessados em números e sim em disponibilizar o tratamento de hemodiálise em nosso município. Estamos na luta para alcançar mais esse benefício para nossa gente, pontuou.
Da conversa com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares ficou acertado primeiramente uma avaliação que deverá ser realizada in loco sobre onde instalar o centro de hemodiálise em Coxim.
Diante da conversa, o prefeito Aluizio São José e o secretário municipal de Saúde, Rogério Souto juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi visitaram uma clínica no setor de serviços médicos integrados em nefrologia, a SIN Terapia Renal, que se é referência na realização de diagnóstico e tratamento de doenças renais em Campo Grande.
Durante a visita, além de conhecer toda a estrutura que conta com mais de 75 leitos e trata cerca de 400 pacientes, o prefeito Aluizio São José obteve informações junto à doutora Thaís Maria Monteiro Vendas (uma das sócias da clínica) é que uma das exigências para a implantação do tratamento de hemodiálise é ter um Centro de Terapia Intensiva- CTI. Outro desafio a ser superado é manter um médico especializado na área em um município de menor porte. Temos tido problemas para a contratação de profissionais para atuar aqui em Campo Grande. Por isso, aconselho que uma das primeiras providência a ser tomada é encontrar um profissional recém-formado que tenha disponibilidade de fixar domicílio em Coxim.
A luta por oferecer saúde pública de qualidade é árdua. Diariamente trabalho, junto a minha equipe e com parceiros valorosos como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi para atender a demanda no setor da saúde de Coxim. Sabíamos que não seria fácil, mas continuaremos o trabalho para atender as necessidades de nossa gente, finalizou o prefeito Aluizio São José.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.