A Prefeitura de Coxim, por meio de sua Gerência Municipal de Trânsito, está realizando mudanças para proporcionar mais segurança a pedestres, condutores de veículos automotores e ciclistas.
A mais recente novidade são as faixas de pedestres elevadas, instaladas em três pontos da Avenida Virgínia Ferreira, por meio de seu projeto de revitalização, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Os locais são estratégicos para o trânsito e merecem a atenção de todos.
As faixas elevadas são resultado de estudos técnicos para controlar a velocidade dos veículos e garantir a segurança de pedestres e surgiram a partir da Resolução nº 495/2014, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As faixas não elevadas também devem ser respeitadas da mesma forma.
É importante que condutores e pedestres conheçam as regras das faixas, sejam elevadas ou não. Pedestres e ciclistas devem sempre utilizá-las para atravessarem as vias públicas. O ciclista deve desmontar da bicicleta. O pedestre deve sinalizar a intenção de atravessar a via pública com o braço e os veículos devem parar para que os pedestres sigam com segurança.
"A maior vantagem dessas faixas é que além de obrigar a redução de velocidade, também auxiliam na travessia dos pedestres mais idosos ou com alguma deficiência, oferecendo uma passagem no mesmo nível da calçada. Portanto, lembre-se: condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistar uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, pare o veículo para que ele atravesse", explica o gerente municipal de Trânsito, Anacleto Sobrinho.
A audiência pública debateu o processo de relicitação da BR-163 em Mato Grosso do Sul e o futuro da rodovia, possibilitando que inscritos se posicionassem sobre o tema, defendendo seus municípios e interesses em comum.
Foi constatado até o momento, motoristas realizando o transporte de passageiros sem autorização expedida pelos órgãos competentes, além de infrações a lei municipal.
A mudança é um atendimento a comunidade escolar, que este ano estará atendendo 10 salas de aulas com aproximadamente 290 alunos.
As ruas Dom Pedro I e Olivo Khol, definitivamente, passam a ter sentido único.
Foi entregue panfletos com informações sobre a conscientização do motorista para um trânsito mais seguro e humanizado e também sobre o transporte irregular de passageiros, feito por motorista de aplicativos.
A blitz educativa tem o intuito de promover a conscientização do motorista para um trânsito mais seguro e humanizado.