Nesta segunda-feira (20), 202 mototaxistas e motofretistas receberam certificados do curso obrigatório, realizado pela prefeitura de Coxim em parceria com o Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul). A solenidade foi na ACIAC (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Coxim).
Para o prefeito Aluizio São José (PSB), a capacitação garante aos cidadãos de Coxim prestação de serviços com mais qualidade e, principalmente, segurança. Garantindo a segurança no trânsito vamos diminuir consideravelmente o número de acidentes, aposta Aluizio.
Segundo o deputado estadual Junior Mochi (PMDB), os acidentes são responsáveis pelo gasto de até 60% nos hospitais. Mochi citou a Santa Casa de Campo Grande como exemplo, onde o trauma consome R$ 6 milhões dos R$ 11 milhões investidos mensalmente.
A diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS, Elizabeth Félix, destacou a importância da articulação do prefeito e do deputado para trazerem o curso ao município de Coxim, que foi oferecido gratuitamente aos profissionais.
De acordo com Beth, além dos mototaxistas e motofretistas que se capacitaram, outros 60 estão fazendo o curso em Rio Verde, também gratuitamente. A diretora lembrou que o curso é exigido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O gerente Anacleto Sobrinho, da Gemutran (Gerência Municipal de Trânsito e Transporte), frisou que diversas ações estão sendo planejadas pelo município para tornar o trânsito de Coxim mais seguro. Vamos envolver os motoristas, com a finalidade de conscientizar, pois com um trânsito seguro quem ganha é a sociedade, finalizou.
A audiência pública debateu o processo de relicitação da BR-163 em Mato Grosso do Sul e o futuro da rodovia, possibilitando que inscritos se posicionassem sobre o tema, defendendo seus municípios e interesses em comum.
Foi constatado até o momento, motoristas realizando o transporte de passageiros sem autorização expedida pelos órgãos competentes, além de infrações a lei municipal.
A mudança é um atendimento a comunidade escolar, que este ano estará atendendo 10 salas de aulas com aproximadamente 290 alunos.
As ruas Dom Pedro I e Olivo Khol, definitivamente, passam a ter sentido único.
Foi entregue panfletos com informações sobre a conscientização do motorista para um trânsito mais seguro e humanizado e também sobre o transporte irregular de passageiros, feito por motorista de aplicativos.
A blitz educativa tem o intuito de promover a conscientização do motorista para um trânsito mais seguro e humanizado.