Mesmo com a equipe de agentes de vigilância epidemiológica nas ruas e até com o veículo do fumacê circulando, o mosquito da dengue continua se reproduzindo em Coxim, o que necessita maior atenção da população.
Donos de imóveis abandonados e desocupados estão sendo notificados pela Secretaria Municipal de Saúde, é o que informa o coordenador do Centro de Controle de Vetores (CCV), Marcilio Centurion.
"Temos mais de 120 casos suspeitos notificados de dengue e um de zika vírus. A maioria dos casos concentra-se nos bairros Senhor Divino, Vila Bela, Jardim dos Pequis e Santa Maria", alerta Marcilio.
Desde dezembro a equipe do Centro de Controle de Vetores está empenhada no combate ao mosquito Aedes aegypti orientando a população. São 14 agentes de vigilância epidemiológica em campo, dos quais seis estão na equipe de borrifação aonde houve casos, e o restante realizando as visitas domiciliares.
Além disso o veículo do fumacê age somente nos quarteirões onde houve os casos notificados. Muitos proprietários de imóveis abandonados, fechados ou desocupados aonde foram localizados focos do mosquito foram notificados.
Marcilio pede atenção especial a vasilhames nos quintais, ralos sem tampa, vasos de plantas, lajes que acumulam águas e caixas d'água sem tampa: "Não adianta aplicarmos o inseticida pelo fumacê se não acabarmos com o foco do mosquito. Se há muitos mosquitos em sua residência, procure os focos e os elimine. As doenças transmitidas pelo mosquito podem matar. Lembrem-se de passar repelente em especial nas crianças e idosos e utilizar equipamentos como aquelas raquetes elétricas ou outros métodos seguros para matar os mosquitos".
O secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, divulgou um vídeo em janeiro no qual acompanha uma visita de agentes epidemiológicas a uma residência no bairro Senhor Divino orientando uma moradora a combater os focos do mosquito. Confira o vídeo aqui.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.