O outubro rosa é um movimento celebrado anualmente com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o Câncer de mama. Em Coxim a campanha iniciou com o 3° Simpósio do Cuidado a Mulher, com a participação dos profissionais da Associação de Ginecologia e Obstétrica de Mato Grosso do Sul da SOGOMAT-SUL, realizado nos dias 01 e 02 de outubro.
Nos dias 03 e 04 foram realizadas na Unidade de Saúde do Marechal Rondom com nossa equipe fazendo consultas de enfermagem, coletas de preventivo, consultas médicas e orientações.
Essas atividades preventivas e educativas continuam a partir de terça-feira (06) nas Unidades de Saúde Ilda Kohl (das 13 às 17 horas) e Santa Maria (das 7 às 19 horas). Na quinta-feira (08) será a vez de promover as atividades de prevenção com as pacientes da Unidade de Saúde Argemiro Barbosa/ Rural (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas). No dia 09 de outubro as unidades que receberão as atividades serão: Jorge Ritt (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas) e Totó Araújo (13 às 19 horas). Já no dia 23 de outubro, as atividades serão realizadas na Unidade de Saúde Policlínica/ Flávio Garcia (7 às 11 horas e das 13 às 17 horas).
No sábado (10) haverá o Mutirão do Cuidado a Mulher, que será realizado na Policlínica Lourdes Fontoura das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, onde serão oferecidos Ultrassonografia Mamária, com o médico Rodrigo Rogatto e atendimentos ginecológicos, com o médico João Pedro.
O secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto alerta que prevenção ainda é o melhor remédio. Mês de outubro é lembrado em todo país como mês de combate ao câncer de mama. Em Coxim estendemos o tema para falar da saúde da mulher nas mais diversas áreas. Procurem nossas unidades básicas de saúde, estamos prontos para atendê-las. Diversas unidades estão com horários especiais para atender as mulheres, pontuou.
3º Simpósio do Cuidado a Mulher - Teve por objetivo a atualização em ginecologia dos profissionais de saúde da microrregião de saúde de Coxim, composta pelos municípios de Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde, Sonora e Coxim. O evento contou com palestras de Atualidades em Infecção pelo HPV e Câncer Cérvico-Uterino ministradas pela Dra. Adriane Bovo.
Já no dia 02 de outubro foram realizadas oficinas direcionadas aos acadêmicos de enfermagem da UFMS, profissionais da Atenção Básica de Coxim e da microrregião de saúde, sobre Pré-natal risco habitual e Pré-natal de alto risco, ministrado pelo Dr. Paulo Ito, logo após a Dra Adriane Bovo realizou a palestra relacionada ao Manejo nas alterações citológicas/histopatológicas nas patologias do trato genital inferior. Para finalizar Dr. Paulo Ito explanou sobre: Terapia hormonal e anticoncepção em mulheres de alto risco e em portadoras de Câncer de Mama.
Mais de 300 pessoas, entre profissionais e acadêmicos participaram do 3º Simpósio do Cuidado a Mulher, podendo ampliar seus conhecimentos na área da Saúde da Mulher. Em Coxim, Saúde é tratado com prioridade, por isso, atividades preventivas estão sendo realizadas em diversas Unidades Básicas de Saúde para que as Mulheres possam buscar informação e realizar exames preventivos, finalizou o prefeito Aluizio São José.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.