A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem ministrado palestras educativas ao longo desta semana sobre o Combate e Prevenção contra a Hanseníase nos Postos de Saúde de Coxim.
No dia 27 de janeiro, enquanto os pacientes estavam na sala de espera na ESF Marechal Rondon, tiveram uma palestra sobre Hanseníase ministrada pelas enfermeiras Nathalie e Bruna.
De acordo com o secretário de Saúde, Rogério Souto, enquanto aguardam atendimento a equipe aborda determinados temas sobre saúde, conforme calendário nacional, estadual ou municipal.
Já na quinta-feira (29), além da palestra também houve a distribuição de material educativo sobre hanseníase na Policlínica e na Unidade Básica de Saúde da Área Rural.
Por fim, os agentes de saúde estiveram nesta sexta-feira (30) na Estratégia de Saúde da Família Santa Maria para esclarecer as dúvidas e explicar as formas de contágio e de tratamento, que quanto antes iniciado tem como obter a cura.
"Dia 25 de janeiro é dia mundial de Luta Contra Hanseníase. Conforme a Lei Estadual n°4.436 de 25 de novembro de 2013, ficou instituída a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate a Hanseníase e a Verminose. Sendo assim, nossas equipes estão realizando esse trabalho de divulgação e prevenção durante toda essa semana", afirmou o secretário.
Para o prefeito Aluizio São José esse tipo de ação ajuda a comunidade a se prevenir e caso haja alguém com os sintomas em casa, sem tratamento, é recomendado à procura de uma das unidades de saúde para começar o tratamento o quanto antes. Coxim vivia uma endemia oculta, ou seja, haviam centenas de pessoas com hanseníase sem terem sido diagnosticadas. Após treinamento da Equipe de Saúde, os números que não estavam contabilizados, entraram no Sistema da Secretaria de Saúde e os pacientes estão recebendo tratamento adequando, pontuou.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.