Na manhã desta quinta-feira (06), ao participar do lançamento do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, em Campo Grande, o prefeito Aluizio São José (PSB) declarou que a gestão para regularizar a atual situação é uma meta importante, que vai mudar a realidade dos municípios.
O governo do Estado foi muito feliz ao elaborar o estudo, que seria inviável na esfera municipal. Precisamos de ações efetivas para tirar as pessoas que trabalham nos lixões, dando a elas outras oportunidades, assim como temos de ter compromisso com o meio ambiente, principalmente porque estamos na bacia do rio Taquari, enfatizou o prefeito.
Aluizio recebeu o plano das mãos do governador André Puccinelli (PMDB), em solenidade realizada em Campo Grande. A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela lei 12.305/2010, estabelecendo o encerramento dos lixões até outubro de 2014. A mesma legislação prevê que as cidades brasileiras tenha Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. Quem não tiver esse gerenciamento ficará impedido de receber verbas da União.
O Plano
O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia do Rio Taquari contempla os municípios que formam a sub-bacia: Corumbá, Ladário, Figueirão, Camapuã, Alcinópolis, Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora e Costa Rica e faz parte do conjunto de ações estabelecidas no Programa de Recuperação da Bacia do Taquari, que está subdivido em três grandes projetos: recuperação das matas ciliares, criação de uma rede de viveiros e a gestão de resíduos sólidos.
O coordenador de elaboração do Plano, desenvolvido pela SEMAC (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia), Lorivaldo de Paula, afirma que o foco é desenvolver ações consorciadas para a construção de aterros sanitários na região. São 11 municípios beneficiados e, com este plano, os aterros serão construídos com otimização de recursos. É uma ação de extrema importância para auxiliar na recuperação do Taquari, finaliza.
Participaram da solenidade prefeitos dos municípios beneficiados, assim como os deputados estaduais Junior Mochi, Marcio Monteiro e Zé Teixeira.
AsCom-PMC, com informações do governo do Estado.
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.