O prefeito Aluizio São José esteve na manhã desta segunda-feira (09) no Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), para discutir a retomada do Projeto Revive - Rio Taquari com os técnicos responsáveis pela implantação do projeto.
Foi discutida a atualização do Termo de Cooperação assinado pelos antigos gestores dos municípios da Região Norte, cujo objetivo visa à implantação de cinco viveiros de terminação de mudas nativas do cerrado na Região Norte do Estado. A ação, que prevê ainda a revitalização do Viveiro Municipal de São Gabriel do Oeste, faz parte do trabalho de recuperação do Rio Taquari, que sofre com o assoreamento.
Segundo o projeto e informações do IMASUL, o viveiro de São Gabriel do Oeste funcionará como viveiro-maternidade, e será responsável por produzir cerca de um milhão de mudas anuais a partir de sementes nativas da região.
Para atender essa demanda, o viveiro passará por uma revitalização e entregará parte das mudas para os municípios da bacia hidrográfica do Rio Taquari. Cinco deles terão viveiros de terminação, que estão previstos em Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Pedro Gomes e Rio Verde de Mato Grosso.
A criação de viveiros é uma das três etapas do projeto Revive Taquari, que prevê ainda a recuperação de áreas degradadas e a elaboração de um plano de gestão de resíduos sólidos.
O mesmo projeto propõe ainda a recuperação das áreas marginais ao curso do rio em cidades como São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Coxim e Figueirão, entre outros municípios.
Para o prefeito Aluizio São José é hora de readequar o termo de cooperação, para que os municípios envolvidos e seus gestores possam saber como será feita a implantação do Projeto Revive. O antigo termo de cooperação foi assinado por minha antecessora. Fui convidado para participar desta reunião para retomarmos o projeto. Ouvi atentamente o que os técnicos do IMASUL tinham para explicar, agora fico no aguardo da parte jurídica e da contrapartida que o município de Coxim terá que aportar para participar deste projeto, pontuou.
Também participaram do encontro os prefeitos de Alcinópolis, Ildomar Carneiro Fernandes; Rio Verde, Mario Kruger e São Gabriel do Oeste, Adão Rolim.
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.