O prefeito Aluizio São José recebeu no final da tarde desta segunda-feira (26) o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Enelvo Iradi Felini, juntamente com sua equipe para conversar sobre o Projeto de Recuperação de microbacias da sub-bacia do Rio Taquari em execução pela Agraer na região norte do Estado.
Executado pela AGRAER, com recursos oriundos da ANA-Agência Nacional das Águas, o projeto atua em sete microbacias de sete municípios da região norte do Estado do MS, e contempla a conservação de solo e água, recuperação de APP-Áreas de Preservação Permanente, adequação de estradas rurais e recuperação e estabilização de voçorocas.
As microbacias contempladas estão nos seguinte municípios: Coxim: no córrego Torrinhas; Alcinópolis: no córrego Pinguela; Pedro Gomes: no córrego Lobo; Rio Verde de MT: no córrego Rio Verde; São Gabriel do Oeste: no córrego Manso; Camapuã: no córrego Barroso e Figueirão: no córrego Rio Bonito.
As ações compreendem 8.600 ha de terraceamento, 172 km de construção de cercas isolando APP, 6,7 km de adequação de estradas rurais e recuperação de 28 voçorocas.
O projeto é uma parceria com o Governo Federal, por meio do MMA (Ministério do Meio Ambiente), por intermédio da Agência Nacional de Águas (ANA) e apoio técnico do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).
Participam da sua execução do programa a AGRAER, prefeituras municipais, Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e da Tecnologia (SEMAC), Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (COINTA).
Também foi discutida ações para fomentar a produção dos agricultores familiares, pois, o governador Reinaldo Azambuja quer estar mais próximo do pequeno produtor e dos municípios para que a produção de MS seja suficiente para abastecer o comércio e para que não haja à necessidade de importar produtos de outros estados.
De acordo diretor-presidente, Enelvo Iradi Felini a intenção do governador é investir na produção primária. Só para se ter uma ideia hoje a Ceasa de Campo Grande importa aproximadamente 85% dos produtos comercializados na capital. Sendo Mato Grosso do Sul, um estado com tamanho potencial produtivo, queremos organizar a cadeia produtiva em todo o estado.
Também participaram do encontro o coordenador da Agraer na região de Coxim, Oscar Serrou Camy, e o engenheiro agrônomo José Alexandre Tranin.
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.