A prefeitura de Coxim em parceria com o SESC trará para o município a o Projeto OdontoSESC. O lançamento do Projeto OdontoSESC será no dia 25 de agosto a partir das 10 horas, na Avenida Gaspar Ries Coelho (em frente ao Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura).
Segundo o prefeito Aluizio São José o Projeto OdontoSESC ficará até o dia 15 de fevereiro de 2016 para atender a toda a comunidade coxinense, ou seja, seis meses à disposição daqueles que precisam de tratamento odontológico.
O secretário de saúde, Rogério Souto, destacou que essa ação é mais um avanço para saúde bucal de Coxim que investiu cerca de R$ 230.000,00 na aquisição de equipamentos, reformas e ampliações. Lembrou, ainda, que os atendimentos também foram ampliados com a criação de mais uma equipe de saúde bucal na unidade do bairro Santa Maria.
A diretora-regional do SESC, Regina Ferro informou que os atendimentos terão início já no dia 25 de agosto. Sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Durante a permanência da Carreta do OdontoSESC em Coxim, a meta é realizar 4 mil procedimentos.
O Projeto OdontoSESC disponibilizará uma carreta equipada com quatro cadeiras odontológicas, além de trazer um dentista e um agente de saúde para o atendimento dos pacientes.
Já a prefeitura de Coxim contratou três dentistas de Campo Grande; além de dois asb- auxiliar odontológico e uma recepcionista. As ações oferecidas à população serão: atenção básica (urgência, emergência, profilaxia, fluorterapia e selantes), restaurações raspagens, extrações, radiografia periapical e primeiro atendimento do tratamento de canal, que posteriormente será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para dar continuidade ao tratamento.
Segundo a Coordenadora do CEO, Dra. Thais Gondim haverá ainda para a equipe que trabalha com saúde bucal em Coxim, capacitação no dia 24 no horário das 13 às 17 horas. A capacitação acontecerá na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, com o Dr. Flávio Henrique Vieira Queiroz, Dentista e Assessor Técnico em Saúde do SESC, sobre esterilização, sustentabilidade, descarte do lixo contaminado, para nossa equipe odontológica como as auxiliares.
Os atendimentos serão realizados nos períodos matutino e vespertino. Com a capacidade de atendimento de seis pacientes por profissional pelo período, totalizando então 24 pacientes por período, portanto serão 48 pacientes ao dia.
Já no agendamento marcaremos quantas vezes o paciente necessitará comparecer a Carreta do Projeto OdontoSESC para realizar todo o tratamento. O agendamento ocorrerá da seguinte forma: o paciente deverá realizar o agendamento na unidade móvel OdontoSesc. Isso para facilitar e acelerar o atendimento daqueles que necessitam de tratamento bucal", informou a coordenadora do CEO Thais.
Para que toda a comunidade coxinense tenha a oportunidade de ser atendida, foi realizada uma programação para atender toda a demanda reprimida no setor da Saúde Bucal:
1º MÊS AGOSTO
ESF FLAVIO GARCIA E ARGEMIRO BARBOSA
2º MÊS SETEMBRO
ESF SANTA MARIA
3º MÊS OUTUBRO
ESF TOTÓ ARAUJO
4º MÊS NOVEMBRO
ESF MARECHAL RONDON
5º MÊS DEZEMBRO
ESF ILDA KOHL
6º MÊS JANEIRO
ESF JORGE RITT
Todos os dias haverá carro na unidade escolhida no mês, para levar o paciente até o local de atendimento, e trazer de volta (horário será as 7 e 11 horas e a tarde as 13 e 17 horas), sempre na frente da unidade para aqueles pacientes que necessitam de locomoção.
Mesmo com a programação de atendimento por ESF, os pacientes que necessitem de tratamento de emergência e urgência poderão se dirigir imediatamente à Carreta do Projeto OdontoSESC.
O prefeito Aluizio São José ressaltou que nenhuma unidade ficará sem atendimento odontológico, neste período e que o PROJETO OdontoSESC estará em Coxim. O Projeto OdontoSESC é uma continuidade de tratamento que oferecemos nas unidades de saúde, para aqueles que não conseguem vaga para realizar o seu tratamento bucal.
Sobre o Projeto OdontoSESC - Lançado em 1999 pelo Departamento Nacional do SESC, o Projeto OdontoSESC foi criado com o objetivo de contribuir com a melhoria da saúde bucal brasileira, com o foco direcionado à prestação de serviços odontológicos e ações de educação em saúde a populações carentes.
Em Mato Grosso do Sul o Projeto OdontoSESC teve inicio em 2001. Por meio de Unidades Móveis, com uma estrutura tecnológica moderna e eficaz e que contam com equipes especializadas, ações comunitárias são desenvolvidas em cidades do interior e nas periferias dos grandes centros.
Os principais objetivos do Projeto OdontoSESC têm sido: estender ações de odontologia para a população de baixa renda e com dificuldade de acesso aos serviços de saúde bucal; e estimular a participação das comunidades atendidas, por meio de ações concretas que mobilizem a população em prol da saúde bucal, contribuindo para um estilo de vida mais saudável, e respeitando o perfil sociocultural de cada região.
A saúde bucal é essencial para a qualidade de vida das pessoas e estamos dando a nossa contribuição para que elas vivam melhor. Desde 2001 quando foi lançado, o OdontoSESC já realizou, aproximadamente, 25.000 tratamentos concluídos e realizou 137.000 consultas. Esses números representam mais de 40.000 pessoas beneficiadas, considerando os tratamentos concluídos e os atendimentos de urgência, explica a diretora-regional do SESC, Regina Ferro.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.