A prefeitura de Coxim por meio da Gerência Municipal de Transporte e Trânsito (GEMUTRAN) realiza nesta segunda-feira (30) a partir das 18 horas a entrega de 176 coletes para os mototaxistas.
Segundo informações do prefeito Aluizio São José os coletes dos profissionais, estão numerados de acordo com a licença de trabalho e telefone do profissional. Os coletes possuem faixas refletivas de segurança, só poderá trabalhar o profissional que estiver regulamentado e devidamente uniformizado.
A Polícia Militar fará a fiscalização para retirar os mototaxistas clandestinos de circulação. A obrigatoriedade do uso do colete é estabelecida pela resolução nº 356 do CONTRAN e pela lei nº 12.009/2009 da Presidência da República que regulamenta o exercício da função de transporte de passageiros.
De acordo com a Lei nº 12.009, de 29 de Julho de 2009 fica regulamentado o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, mototaxista, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, e motoboy, com o uso de motocicleta, altera a Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, para dispor sobre regras de segurança dos serviços de transporte remunerado de mercadorias em motocicletas e motonetas motofrete , estabelece regras gerais para a regulação deste serviço e dá outras providências.
O artigo 2º da referida lei estabelece o que segue, é necessário:
I ter completado 21 (vinte e um) anos;
II possuir habilitação, por pelo menos 2 (dois) anos, na categoria;
III ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN;
IV estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, nos termos da regulamentação do CONTRAN.
De acordo com o Gerente da Gemutran, Anacleto Sobrinho em reunião realizada em 2014 com os mototaxistas, foram acordados a cor do capacete (branco) e a cor do colete de identificação (azul) numerado de 01 a 42.
O Prefeito Aluízio cumpre a promessa de fornecer quatro coletes para os 42 mototaxistas credenciados no município, totalizando 176 coletes para garantir tanto o exercício da profissão para os mototaxistas, como proporciona mais seguranças aos usuários deste transporte que poderão identificá-los facilmente, com todos os dados profissionais impressos nos coletes. Foi à maneira que encontramos de ajudar aos mototaxistas no exercício de sua profissão e ainda garantir segurança a nossa gente.
Serviço: Entrega de 176 Coletes para Mototaxistas
Data: 30 de novembro de 2015 (segunda-feira)
Horário: 18 horas
Local: Sede da Gemutran
Endereço: Avenida Otacílio Severo dos Santos, nº 1.160 Jardim Bela Vista.
A audiência pública debateu o processo de relicitação da BR-163 em Mato Grosso do Sul e o futuro da rodovia, possibilitando que inscritos se posicionassem sobre o tema, defendendo seus municípios e interesses em comum.
Foi constatado até o momento, motoristas realizando o transporte de passageiros sem autorização expedida pelos órgãos competentes, além de infrações a lei municipal.
A mudança é um atendimento a comunidade escolar, que este ano estará atendendo 10 salas de aulas com aproximadamente 290 alunos.
As ruas Dom Pedro I e Olivo Khol, definitivamente, passam a ter sentido único.
Foi entregue panfletos com informações sobre a conscientização do motorista para um trânsito mais seguro e humanizado e também sobre o transporte irregular de passageiros, feito por motorista de aplicativos.
A blitz educativa tem o intuito de promover a conscientização do motorista para um trânsito mais seguro e humanizado.